Araraquara Agora Publicidade 728x90
24/07/2020 às 10h36min - Atualizada em 24/07/2020 às 10h35min

É falsa a informação de que motoristas sem máscaras estão sendo multados

Por Rian Fernandes

Uma publicação que circula nas redes sociais afirma que a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Araraquara estão multando os ocupantes dos veículos que estiverem sem máscara, tanto o motorista quando o restante das pessoas. De acordo com a postagem, a punição é de R$ 128,00. No entanto, o Portal Araraquara Agora foi averiguar a veracidade da informação, que não passa apenas de uma fake news. 

Não satisfeitos com a propagação das informações já mencionadas, a publicação afirma ainda que a multa vem como dirigir sem o uso de itens de segurança os 3 pontos na carteira. Ainda foi adicionada na postagem que isso também estaria ocorrendo em casos de motocicletas. 

Porém, a assessoria da Prefeitura de Araraquara comunicou que as informações na publicação são falsas, visto que "no trânsito, de um local para outro, o equipamento de proteção pode ser dispensado se a pessoa estiver conduzindo veículo próprio e privativo, na companhia de pessoas da sua convivência, que residem no mesmo local. Fora isso, é recomendado o uso do equipamento no caso de uma carona, por exemplo, e, principalmente se a circulação for feita em veículo de aplicativo. Porém é importante ressaltar que não há aplicação de multa em nenhum desses casos". 

Além disso, foi esclarecido também que o decreto estabelece multa a quem não utiliza máscara em locais públicos é do Governo do Estado de São Paulo, pela Vigilância Sanitária. "É importante ressaltar que a fiscalização cabe aos agentes da vigilância sanitária estaduais que podem solicitar o apoio da Guarda Municipal ou da Polícia Militar", diz em nota. 

Portanto, vale destacar ainda a importância de não compartilhar publicações com afirmações falsas para não causar maior desinformação em meio à pandemia. Se ver, denuncie!

Fake News

Fake News

Entre no grupo do Portal no WhatsApp: https://bit.ly/3eUyDlr


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90