Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/01/2023 às 12h02min - Atualizada em 26/01/2023 às 12h02min

Trabiju realiza mutirão contra a dengue neste sábado (28)

Município tem intensificado as ações contra a dengue para evitar o crescimento de casos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A prefeitura de Trabiju anunciou que realizará um mutirão contra o mosquito da dengue neste sábado (28) na cidade. Durante a ação, os agentes entrarão nas casas do município para fazer a limpeza. 

Conforme divulgado pela prefeitura de Trabiju, o mutirão começará a percorrer as ruas da cidade a partir das 8h. O objetivo da iniciativa é eliminar os possíveis focos do mosquito, que causa ainda mais preocupação nos períodos chuvosos por conta do acúmulo de água parada.

Pelas redes sociais, inclusive, o município, por meio do Departamento de Saúde, já tem alertado a população para a importância de combater o mosquito. 

Vale reforçar que os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38°C;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.              

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

A orientação do município é que, em caso de sintomas, os moradores procurem por atendimento médico na UBS "Manoel Morales". 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90