Araraquara Agora Publicidade 728x90
27/01/2023 às 19h41min - Atualizada em 27/01/2023 às 19h41min

Daae anuncia aumento de 10,36% na tarifa de água em Araraquara

Daae diz que houve aumento com despesas de produtos químicos, materiais e também destacou "eficiência nos serviços prestados"

A tarifa de água em Araraquara vai ficar mais cara a partir de março. A informação da autorização para o reajuste de 10,36% na cobrança foi divulgada nesta sexta-feira (27). 

De acordo com o Daae, a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) fez estudos no Daae antes de autorizar o reajuste.

O Daae menciona que a agência fez estudos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros e considerou investimentos realizados no ano passado, que, de acordo com a autarquia, foi de R$ 12,4 milhões. O destaque, ainda segundo o departamento de Araraquara, foi a perfuração de dois novos poços profundos, uma na Chácara Flora e outro no Jardim Santa Lúcia. "O reajuste entrará em vigor 30 dias após a data de publicação da Resolução da ARES, ou seja, a nova tarifa será praticada a partir de março de 2023", esclareceu.

O Daae também argumentou que as despesas com produtos químicos, material elétrico e hidráulico e combustíveis aumentaram cerca de 19,21% e, com energia elétrica, 9,46%. Outro ponto apresentado pelo Daae é que no relatório dos estudos, "a eficiência dos serviços prestados" também foi destaque. "De acordo com a pesquisa, a avaliação do serviço de coleta de resíduos obteve nota 9,2; regularidade do fornecimento de água 9,1; leitura e entrega correta da conta 9,1; qualidade da água 8,9 e coleta de esgoto 8,9, índices acima da média dos municípios regulados pela ARES", justifica.

Apesar do aumento, o Daae diz estar praticando uma das tarifas mais baixas do estado. "Mesmo com o reajuste concedido, o Daae Araraquara permanece praticando uma das tarifas mais baixas (R$ 2,13 por m³ na categoria residencial até 10 m³) do estado de São Paulo. Vale ressaltar que a Tarifa Social, criada em 2019, será mantida concedendo 50% de desconto aos beneficiários", conclui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90