Araraquara Agora Publicidade 728x90
31/01/2023 às 09h53min - Atualizada em 31/01/2023 às 09h53min

Conheça a idade recomendada para abandonar o cigarro

Veja o que especialista recomenda

Divulgação/ Banco Mundial/ ONU

Leia Também:
Agência de RH recebe currículos para Banco de Talentos da Citrosuco; veja o que fazer.
Motorista deixa ônibus em frente residência e ladrão leva pochete de dentro do veículo.




Responsável por mortes, doenças e empobrecimento, o tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou.

 

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 8 milhões de pessoas perdem a vida para o fumo por ano, sendo 7 milhões um resultado direto do uso do tabaco, enquanto mais de 1 milhão correspondem aos não-fumantes expostos ao fumo passivo.

 

Segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, quanto mais jovem se abandonar o vício, mais consideráveis são os benefícios à saúde.


 

“Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) aponta, inclusive, que pessoas que param de fumar antes dos 35 anos apresentam índice de mortalidade similar à taxa de óbito daqueles que nunca fumaram. Já os fumantes que abandonam o vício entre 35 e 44 anos têm uma taxa de mortalidade geral 21% maior do que os que nunca fumaram, enquanto a taxa entre os que abandonam o fumo entre 45 e 54 anos se eleva para 47%”, diz Arbex.




 

Embora o ideal seja nunca começar a fumar qualquer tipo de cigarro, possuir uma idade limite, em que os possíveis problemas de saúde serão reduzidos substancialmente, pode ser motivador para os jovens que tentam abandonar o vício, mas que desistem de suas tentativas de parar com o tabaco sob a desculpa de ainda não precisar tomar tal atitude.”




Deixar de fumar traz benefícios tanto imediatos quanto de longo prazo para os ex-fumantes. “Dentro de 20 minutos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam. Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal. De duas a 12 semanas, a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta. Em um ano, o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade. Em cinco anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade e em 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante”, comenta Dr. Flávio.


O pneumologista ainda destaca que não existe um nível seguro de exposição ao tabaco, tanto em forma direta quanto para os fumantes passivos, logo, quanto antes um indivíduo parar de fumar, menor o risco de morte prematura para ele e todas as pessoas de seu convívio.

 

Além da preservação da saúde e prevenção contra doenças evitáveis, confira no site da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma lista com 101 razões para parar de fumar.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90