Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/03/2020 às 16h58min - Atualizada em 15/03/2020 às 19h42min

Prefeitura de Araraquara cria plano de ação para evitar coronavírus

Membros do alto escalão do governo municipal se reunirão neste domingo no 6º andar da Prefeitura para traçar uma estratégia para evitar o contágio de coronavírus. A cidade tem alguns casos suspeitos, mas nenhuma confirmação e a intenção é justamente afastar a doença da cidade. Veja a nota, na íntegra: A Prefeitura Municipal de Araraquara vem a público informar que, nesta manhã de domingo, dia 15 de março, o prefeito Edinho se reuniu com toda a equipe de governo, além de profissionais de todas as áreas da saúde para traçar seu plano de ação estratégico para enfrentamento da doença, com base na situação municipal e seguindo orientações dos governos federal e estadual. Vale destacar que a cidade não registra, até o momento, nenhum caso de Coronavírus. Em função disso, o município, segundo especialistas e critérios da Vigilância Nacional em Saúde, a cidade encontra-se no estágio de “Atenção”, diferente de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro e outros municípios, que se encontram no último estágio, o de “Transmissão Comunitária”, que é quando o vírus está instalado no município, sem identificação da fonte de infecção. Desta forma, a Prefeitura de Araraquara adotará medidas que condizem com sua realidade atual, de forma a não desorganizar os sistemas públicos de atendimento, bem como garantir segurança no atendimento à população:
  • Monitoramento diário da situação do vírus em Araraquara por meio da Criação do Comitê de Contingência do Coronavírus. O Comitê será formado por secretários municipais e coordenadores da Saúde Básica, Urgência e Emergência e da Vigilância em Saúde. Também haverá convite para inserção neste comitê de representantes do SESA (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), ligado à USP, Diretoria Regional de Saúde, e unidades privadas de saúde.
 
  • Divulgação diária sobre a situação do Coronavírus em Araraquara por meio de Boletins. Eles serão divulgados à população via canais oficiais do Município, além de envio aos veículos de comunicação, os quais conclamamos para que colaborem na distribuição em massa das informações.
 
  • Disponibilização de profissional da Saúde para o atendimento do telefone da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (0800 - 771 7723).Todas as dúvidas podem ser tiradas por meio desse sistema, inclusive, pessoas com alguns dos sintomas. Isso porque, não é recomendável que as pessoas com sintomas leves procurem uma unidade de saúde, pois elas podem se tornar ponto de contaminação - quando casos forem constatados -, além de congestionar o sistema, desorganizando o atendimento. Devem procurar os serviços de saúde as pessoas que apresentarem febre alta persistente, cansaço e dificuldade respiratória (diferente de nariz entupido). 
 
  • Criação de instrumentos de comunicação com a cidade. A Secretaria de Comunicação vai implementar um hotsite com informações a respeito de prevenção, busca por diagnóstico, telefones úteis, atualização de dados e outras informações importantes. Essas informações também serão disponibilizadas via Faceboook oficial, Instagram, Twitter e disparos via o WhatsApp. 
 
  • Campanha informativa na Rodoviária, direcionada aos passageiros viajantes, em especial para cidades com o estágio avançado de transmissão comunitária, como é o caso de São Paulo (capital). Ações também serão realizadas no Terminal Central de Integração pela quantidade de pessoas que reúne diariamente.
Vale destacar que, por meio do Comitê Diário a ser formado já nesta segunda-feira, a cidade vai monitorar a situação e o estágio de contaminação. Obviamente que, se houver a caracterização de outros estágios como “Estágio de Contenção – que é quando há caso confirmado da doença e identificação da fonte de infecção” ou “Estágio de Transmissão Comunitária – já explicado acima”, a Prefeitura de Araraquara adotará outras medidas. Destaca-se ainda que as medidas preventivas são as melhores formas de combater a doença. Por isso, atente-se às dicas: - Lave bem as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel. - Cubra sempre o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, porém, não com as mãos e sim com o cotovelo. - Evite aglomerações se estiver doente. - Mantenha os ambientes bem ventilados. - Não compartilhe nenhum objeto pessoal. A Prefeitura de Araraquara reforça o pedido de colaboração de toda a população para que não tenha circulação de informações sem veracidade para que não haja pânico e desorganização social. Hoje a cidade não conta com nenhum caso confirmado, porém, a Prefeitura se manterá atenta diariamente e toda e qualquer “movimentação da doença no município”, a população será informada pelos meios oficiais de comunicação, ou pela imprensa. Também serão informadas as medidas a serem adotadas, diante da mudança de realidade.  
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90