Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
03/02/2023 às 12h45min - Atualizada em 03/02/2023 às 12h45min

Araraquara confirma mais três mortes por Covid-19

Cidade tem 103 pessoas em quarentena e cinco pacientes internados em enfermaria

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Três mortes por decorrência do coronavírus foram confirmadas em Araraquara. As informações da situação epidemiológica da doença na cidade foram divulgadas nesta sexta-feira (3) por meio do boletim semanal do Comitê de Contingência.

Conforme divulgado, mais 308 casos de coronavírus foram registrados entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro,
o equivalente a 23,91% de um total de 1.288 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 26,12%. Neste período, a Rede SUS contabilizou 953 testes em sintomáticos, dos quais 249 foram positivados, e 305 testes em assintomáticos, com 27 positivados.

 

Araraquara soma 100.172 casos confirmados de Covid-19. Do total de confirmados, 103 permanecem em quarentena e 99.316 já saíram. Hoje, dia 03 de fevereiro, 5 pacientes estão internados, sendo 5 confirmados em enfermaria e 0 confirmados em UTI.

 

A Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 0 pacientes, o Hospital São Francisco tem 0 paciente, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 1 pacientes e o Heab tem 3 pacientes. Do total de 5 internados, 3 residem em Araraquara e 2 em outros municípios; Américo Brasiliense e Santa Lúcia. 

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 11% de leitos de enfermaria e 0% de UTI.

 

O município registrou, até o momento, 753 óbitos decorrentes de Covid-19.Foram registrados 3 óbitos nesta última semana:

  • Idosa de 68 anos, com comorbidades, que foi internado na Santa Casa no dia 15 de janeiro e faleceu no dia 26 de janeiro.
  • Idosa de 85 anos, com comorbidades, que foi internada na rede particular no dia 28 de dezembro e faleceu no dia 31 de janeiro.
  • Idoso de 84 anos, com comorbidades, que faleceu ao dar entrada na rede particular no dia 3 de fevereiro. 


Vacinação e atendimento
 

O Comitê continua alertando as pessoas para a importância da vacinação contra a Covid-19, que pode evitar as complicações da doença. Amanhã, sábado, dia 04, a Secretaria Municipal de Saúde realiza plantão de vacinação para os públicos infantil e adulto, das 08 às 15 horas. As unidades de saúde que estarão abertas para atendimento deste público são: Selmi Dei I; Jardim América; Santa Angelina; Vila Xavier; Yolanda Ópice; e Cecap.

 

Também neste sábado terá início a aplicação da 3ª dose para crianças de 5 a 11 anos, com intervalo de 4 meses entre a 2ª e a 3ª dose. Estará disponível ainda Pfizer Pediátrica para 2ª dose das crianças faltosas. Além disso, estarão sendo aplicadas a 3ª dose nos jovens de 12 a 17 anos, a 4ª dose nos maiores de 18 anos, as 1ª e 2ª doses do público infantil e todas as demais doses em atraso.

 

A Vigilância em Saúde também vai iniciar a aplicação da 2ª e 3ª dose da vacina contra a Covid-19 nos bebês de 6 meses a 2 anos, que já receberam a 1ª dose da vacina. Por conta da pouca quantidade de imunizantes disponibilizada neste momento, a partir deste sábado (4), a Vigilância em Saúde entrará em contato com os pais ou responsáveis para realizar o agendamento visando a aplicação da vacina.

 

O atendimento deste grupo será feito na próxima quinta-feira (9) e sexta-feira (10), das 8 às 15 horas, na CMS Yolanda Ópice "Dr. Francisco Oswaldo Castelucci", com agendamento prévio.

 

O município recebeu um número de doses menor que o necessário para atender todo o público, portanto, neste momento, serão atendidos apenas parte dos bebês de 6 meses a 2 anos que já receberam a primeira dose. Assim que mais doses da Pfizer Baby forem sendo entregues pelo Estado, o atendimento será ampliado. 

 

Os imunizantes contra a Covid-19 são distribuídos para o município pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III - Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo.

 

Durante a semana, o público adulto, incluindo a faixa de 12 a 17 anos, pode se vacinar nas unidades do Cecap, Santa Angelina, Selmi Dei 1 e 4, Vila Xavier, Yolanda Ópice, Assentamento Bela Vista, Bueno, Iedda, Marivan, Pinheiros, Parque São Paulo, Vale do Sol e unidade do Sesa. O atendimento é das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Na unidade do Sesa, é feita também a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas.

 

O público infantil de 3 a 11 anos continua sendo vacinado às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas unidades de saúde do Paulistano, Yolanda Ópice, Iedda e Adalberto Roxo. Na unidade do Santa Angelina, o atendimento é realizado às quartas e sextas-feiras. E na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com distribuição de 100 senhas diárias.

 

O atendimento dos suspeitos de Covid-19 continua sendo realizado nas 3 UPAs (Vila Xavier, Valle Verde e Central), com atendimento 24 horas, e nas unidades do Iguatemi, Melhado, Selmi Dei I e América, das 14 às 16 h, com distribuição de 80 senhas em cada unidade.

 

Todas as pessoas com sintomas gripais devem procurar atendimento médico e testagem para que, em caso positivo para Covid-19, cumpra as orientações médicas, que incluem o isolamento de 7 dias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90