Araraquara Agora Publicidade 728x90
05/08/2020 às 11h40min - Atualizada em 05/08/2020 às 11h10min

Atendimento odontológico só atende casos de urgência e emergência em Araraquara

Desde o início da pandemia quem precisa de atendimento odontológico da rede pública para procedimentos eletivos ou para consultas de rotina não estão sendo atendidos. O serviço para a população só foi mantido para casos de urgência e emergência.

Em entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura, na segunda-feira (03), a dentista Silvia Sano, gerente de Saúde Bucal, explicou como está o funcionamento desse serviço, que é oferecido em quase todos os postos de saúde da cidade, incluindo o distrito de Bueno de Andrada e os assentamentos rurais, além da UPA Central.

A gerente destacou que a dinâmica adotada pelas Secretaria de Saúde é a mesma da medicina, ou seja: suspensão de consultas de rotinas e atendimentos eletivos, priorizando os casos realmente urgentes. “São altos os riscos de contaminação numa consulta odontológica, tanto para o profissional, como para o paciente. E temos que trabalhar respeitando essa limitação nesse momento”, disse Silvia Sano, lembrando que as unidades de saúde oferecem serviços de restaurações, pequenas cirurgias, limpeza, diagnósticos e visitas domiciliares dos dentistas.

Além da rede básica de saúde, Araraquara dispõe de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), reservado para os casos que necessitam de tratamentos mais especializados. O encaminhamento a esse Centro é feito diretamente pelos postos de saúde e, lá, a população é atendida na periodontia, endodontia, próteses, radiologia e cirurgias, além do atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Além de prevenir e corrigir problemas diretos com a dentição, cuidar da saúde bucal é uma ação importantíssima para a prevenção de várias outras doenças, entre elas, o câncer de boca. Anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma campanha de alerta e prevenção a essa enfermidade e conseguiu, nos últimos três anos, triplicar o número de exames preventivos feitos na rede básica de saúde da cidade.

Com a contratação recente de 17 profissionais de odontologia, Araraquara ampliou o atendimento nessa área, levando dentistas a todas as regiões da cidade. NA UPA, o atendimento de urgência e emergência é disponível de segunda a sexta-feira, das 18h às 24h; e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 24h.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90