Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
01/03/2023 às 15h32min - Atualizada em 02/03/2023 às 00h00min

TSE cria grupo de trabalho para discutir desinformação na internet

A proposta é do ministro Alexandre de Moraes, que defende autorregulação e participação das plataformas na elaboração de qualquer proposta legislativa.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-03/tse-cria-grupo-de-trabalho-para-discutir-desinformacao-na-internet

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou hoje (1º) a criação de um grupo de trabalho (GT) com plataformas digitais para elaboração de propostas a serem enviadas ao Congresso Nacional, onde se discute um projeto de lei para regulamentar o controle à desinformação na internet.

 

 

A iniciativa parlamentar é conhecida entre os congressistas como PL das Fake News (notícias falsas). O tema é relatado na Câmara pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que defende pontos como a responsabilização das plataformas de rede social pela disseminação de discursos de ódio contra o Estado Democrático de Direito. 

 

 

Notícias relacionadas:

Na manhã desta quarta-feira, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, reuniu-se, na sede do tribunal, em Brasília, com representantes das plataformas digitais Tik Tok, Twitter, Meta (WhatsApp, Facebook e Instagram), Telegram, YouTube, Google e Kwai.

 

 

De acordo com o TSE, a sugestão para a criação do GT conjunto partiu de Moraes, que defendeu a autorregulação e a participação das plataformas na elaboração de qualquer proposta legislativa. 

 

“Não tenho dúvidas de que, se não for algo construído em conjunto e, principalmente, com base na autorregulação das próprias plataformas, a chance de ser eficiente é muito pequena”, disse Moraes durante o encontro, segundo divulgado pelo TSE.

 

Moraes sugeriu ainda a expansão para os discursos de ódio de mecanismos de controle já existentes para o combate a temas como pedofilia. Ele ainda indicou a necessidade de algum grau de responsabilização das plataformas, no caso de conteúdos promovidos e monetizamos pelos algoritmos.

 

Durante o encontro, o grupo de plataformas “aproveitou para informar o ministro sobre as ações das mídias para impedir a replicação de notícias falsas pela internet, as ações de controle das plataformas e reafirmar o compromisso na construção de iniciativas em conjunto com a Justiça Eleitoral”, divulgou o TSE.

 

Sobre a experiência durante as eleições, Moraes disse ter ficado demonstrada a necessidade de uma cooperação maior, e que a experiência intensa dos ataques durante as eleições até o 8 de janeiro serviram como aprendizado. 




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-03/tse-cria-grupo-de-trabalho-para-discutir-desinformacao-na-internet
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90