09/03/2023 às 16h47min - Atualizada em 09/03/2023 às 16h47min
Cobras exóticas sem autorização foram encontradas pela Polícia Ambiental em residência de Araraquara
No imóvel foram encontradas duas jibóias, duas cobras exóticas, sendo uma delas a cobra-do-milho
Divulgação Polícia Ambiental Araraquara A Polícia Militar ambiental aplicou multa de R$ 2,4 mil em um homem de Araraquara na manhã desta quinta-feira (9).
Segundo a PM, o homem mantinha serpentes em um cativeiro sem autorização do órgão ambiental.
Os militares chegaram até a casa após receberem denúncias anônimas. Na residência eles encontraram duas jibóias, duas cobras exóticas, sendo uma delas cobra-do-milho.
Diante da situação, o homem apresentou documentos e notas fiscais que legalizam a criação de cobras nativas (Jibóias), quanto a cobras exóticas (Cobra-do-milho), não foi apresentada nenhuma documentação legal.
Considerando a irregularidade foi lavrado o pertinente auto de infração ambiental, conforme artigo 26, por introduzir espécimes da fauna exótica em território do Estado de São Paulo sem autorização do órgão ambiental competente, com a penalidade de multa simples no valor de R$ 2.400,00
Tendo em vista se tratar de animais exóticos, o que impossibilita a soltura, a fim de destinação, foi realizada consulta a órgãos ou entidades competentes não sendo possível destinar as cobras apreendidas. Desta forma o infrator permaneceu com os animais na qualidade de depositário fiel.