14/03/2023 às 11h52min - Atualizada em 14/03/2023 às 11h52min
Araraquarense é preso em operação do DEIC contra pirataria e crimes praticados na internet
Operação 404 está na 5ª fase e tem o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet; outras três pessoas também foram presas
Flávio Fernandes
Crédito R7 Na manhã desta terça-feira (14), quatro pessoas foram presas em uma operação do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) da Capital Paulista.
A operação 404 está na 5ª fase com objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet.
A ação foi realizada em São Paulo pelos policiais da 1ª Delegacia DIG (Antipirataria). As equipes ainda cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Campinas, Sumaré, Santa Bárbara D'Oeste, Taubaté, Monte Mor, Indaiatuba, Praia Grande e a Ribeirão Preto.
Foram apreendidos computadores e celulares utilizados no esquema. Os quatro flagrantes ocorreram na cidades de Araraquara, Ribeirão Preto, Indaiatuba e São Paulo.
A operação, faz parte de uma mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretária de Operações Integrada e contou com as polícia de todos estados para combater a pirataria online.
As embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations e Departamento de Justiça DOJ) e do Reino Unido no Brasil (IPO - Intelectual Property Office e PIPCU - Police Intelectual Property Crime Unit), Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, além da cooperação de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil todos colaboraram com a ação.
OPERAÇÃO 404 A opertação foi nomeada como 404 que faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível.