Araraquara Agora Publicidade 728x90
21/03/2023 às 06h27min - Atualizada em 21/03/2023 às 07h30min

Capacitação e mulheres motoristas são propostas para acabar com importunação sexual em coletivos

Ações foram discutidas em reunião entre Secretaria de Trânsito e coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres

Foto: Arquivo/ Prefeitura Araraquara

Leia Também:
Morador de Araraquara tem carteira furtada ao dar carona a suposto amigo.


Recentemente a sede da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana recebeu uma reunião com o propósito de tratar assuntos relacionados aos direitos das mulheres em Araraquara, especialmente no que diz respeito ao transporte e mobilidade urbana.

 

O encontro ocorreu na última semana e contou com a participação do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Grasiela Lima; da coordenadora de Transporte, Cristiane Ferreira; e da gestora de Transporte, Solange Aparecida Alves de Campos.


Grasiela conta que os temas tratados entraram na pauta das atividades relacionadas ao mês de março no que se refere à efetivação de leis municipais, como o Programa da Parada Segura e outras ações voltadas para a garantia de direitos das mulheres como o enfrentamento à importunação sexual no transporte coletivo e no Terminal de Integração.

 

"Ficaram definidas que serão realizadas campanhas de conscientização sobre a importunação sexual e o fluxo de atendimento às vítimas, assim como curso de formação para motoristas e funcionários do Terminal de Integração, em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, além das concessionárias e o SEST/SENAT. O curso ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria de Mulheres", revelou.



No que se refere à Parada Segura, a campanha de divulgação abordará também orientações para as mulheres, que devem avisar o motorista que querem a parada segura assim que entrarem no ônibus.

 

 

Contratação de mulheres motoristas

 

Nilson Carneiro trouxe uma novidade como ponto de pauta, que é a abertura de vagas para contratação de mulheres motoristas, tendo em vista as experiências exitosas no passado com a excelência no desempenho profissional das mulheres nesse mercado de trabalho.


A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres comemorou o resultado da reunião. "A notícia veio ao encontro dos esforços da Coordenadoria de Mulheres em propor e articular ações intersetoriais voltadas para a geração de trabalho e rendas para as mulheres do município, assim como em relação à formação profissional inicial e continuada, através de cursos de aperfeiçoamento", pontuou Grasiela.

 

Nilson Carneiro destacou a importância da reunião. "A predominância neste cenário de motorista ainda é muito masculina e a ideia é implantar uma política junto às empresas consorciadas que já se mostraram abertas para que as novas vagas sejam ocupadas por mulheres. Com apoio da Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres, vamos acessar essas mulheres que se interessam", assegurou o secretário.


 

Programação do Dia Internacional de Luta das Mulheres
 

Neste mês de março, a Prefeitura de Araraquara realiza a programação "Mulheres pela Democracia – Direitos Humanos, Justiça e Participação", que celebra o Dia Internacional de Luta das Mulheres e que oferece diversas atividades com o propósito de fortalecer o movimento de luta para que os direitos das mulheres sejam realmente concretizados.


A agenda é promovida pela Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.




- 25/03 – Oficina com o Grupo Ilú Oba de Min (Mãos femininas que tocam o tambor para Xangô) – Parceria Centro de Referência Afro (21 Dias de Ativismo Contra o Racismo)
Local: CRM
Horário: 15h



- 27/03 – Mesa-Redonda “Mulheres e Meninas na Ciência: construindo caminhos para a igualdade de gênero e étnico-racial na carreira científica”. Parceria UNESP/FCLAr. Convidada especial: Cristina Araripe Ferreira (Fiocruz)
Local: FCLAr/UNESP
Horário: 14h30



- 28/03 – 1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone” – Parceria Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares
Local: CRM
Horário: 19h



- 30/03 – Lançamento do “Guia de Prevenção e Tratamento dos Agravos da Violência Sexual Contra Mulheres e Meninas” – Parceria Maternidade Gota de Leite/Fungota
Local: Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular
Horário: 10h



- 30/03 – Lançamento do livro “Dez Irmãs de Shakespeare”, de Maria Dolores Aybar Ramirez (Org.)
Local: Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”
Horário: 19h



- 31/03 – Entrega do Prêmio Heleieth Saffioti para Eliana Honain (homenageada de 2021) e Ana Maria Silva (homenageada 2023)
Local: Câmara Municipal
Horário: 19h

 

Fonte: Prefeitura Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90