Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
22/03/2023 às 06h54min - Atualizada em 22/03/2023 às 06h54min

Projetos que contemplam religiões de matriz africana são aprovados em Sessão da Câmara de Araraquara

Confira o resumo dos projetos aprovados nesta terça-feira (21)

Câmara Araraquara/ Divulgação

Leia Ainda:
Pesquisa aponta que idosos socialmente isolados têm mais chances de desenvolver demência.
Polícia Militar prende quatro homens por furto de pneus no bairro do Jardim Hortênsias em Araraquara.



Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara aproaram na tarde de ontem (21), 14 projetos durante a Sessão Ordinária, sendo 10 deles criando datas no Calendário Oficial de Eventos.
 

Religiões de Matriz Africana

 

Sete projetos apresentados pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) tratam de eventos de religiões de Matriz Africana.

 

- Semana Encontro de Tambores Ecos de Ngoma, será comemorada anualmente na segunda semana de agosto.


- Dia Municipal de Celebração das Tradições de Matriz Africana.


- Dia Municipal da Umbanda, a ser comemorado anualmente no dia 15 de novembro.


- Encontro das Águas – Festa para Oxum”, a ser comemorado no segundo domingo do mês de outubro.


- Encontro de Ogãs, que será comemorado anualmente.


- Cortejo das Águas de Oxalá, comemorado no segundo domingo de janeiro.


- Dia Municipal de Denúncia ao Racismo e a realização de Missa Afro Campal, a serem comemorados no dia 13 de maio.

 

As propostas atraíram um grande público, que lotou Plenário e Plenarinho.

 

 

Saúde

 

 

Ainda sobre datas temáticas, a vereadora Fabi Virgílio (PT) e o vereador Marchese da Rádio (Patriota) pedem a criação da Semana Municipal de e Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras, a ser realizada anualmente na última semana de fevereiro.

 

Fabi Virgílio pede ainda a criação da Semana Municipal da Conscientização sobre a Menopausa, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 18 de outubro.

 

Carlão do Jóia (Patriota) e Filipa Brunelli (PT) pedem a criação da Semana de Promoção da Educação em Saúde Sexual, a ser comemorada anualmente na primeira semana de setembro.

 

 

Vias

 

 

Mais uma passagem viária, interligando regiões da cidade, que sofreu danos estruturais causados pelas chuvas de 28 de dezembro, foi objeto de projeto retificando, ou seja, confirmando o valor de mais de R$ 460 mil para o serviço.

 

A ligação entre a região do Jardim Imperador e o bairro Serra Azul já está sendo reconstruída, com a colocação de aduelas que permitem a passagem de um volume maior das águas do Córrego do Serralhal, como está ocorrendo, por exemplo, com a passagem sobre o Córrego das Cruzes na Avenida 36 e no acesso ao Jardim Botânico, na ligação da Rua 9 de Julho com a Rua Dr Gennaro Granata.

 

Moradores e comércio em geral destas regiões sofrem com os transtornos causados pela necessidade de percorrer caminhos alternativos, mais distantes.

 

 

Outros Projetos

 

 

A Prefeitura não possui equipe técnica para a realização de serviços de coleta, transporte e tratamento de resíduos químicos perigosos e não perigosos, e nem local ambientalmente adequado para sua disposição final.

 

Para tanto, é necessário contratar serviço que realize a tarefa. Para reforçar o orçamento visando esta necessidade, os vereadores autorizaram a liberação de R$ 97 mil.

 

A Escola de Governo do Município de Araraquara foi criada como fundação pública de direito público, porém na sessão de ontem (21), os vereadores autorizaram a Prefeitura a recriar a escola que deixa de ser fundação e agora passa a integrar a estrutura da Secretaria Municipal de Administração.

 

A justificativa, conforme ofício que acompanha o projeto, é a de que ela necessita de maior estabilidade, se utilizando da estrutura funcional e material já existente.

 

As finalidades continuam as mesmas, ou seja, promover a formação, o aperfeiçoamento e a capacitação de funcionários públicos, agentes políticos, membros de Poder, membros de conselhos temáticos e usuários dos serviços prestados pelo Município, mediante programas de treinamento e qualificação profissional, voltados à modernização e ao fortalecimento da gestão pública.

 

Ainda um projeto da Mesa Diretora aprovado prevê a possibilidade de membros da equipe técnica e dirigentes também serem agraciados com a honraria Medalha de Mérito Desportivo.

 

Os projetos na íntegra podem ser acessados no Site da Câmara.

 

 

Fonte: Câmara Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90