Araraquara Agora Publicidade 728x90
23/03/2023 às 09h24min - Atualizada em 23/03/2023 às 09h24min

PF de Araraquara desmantela organização que ‘passava’ notas falsas no interior

Operação cumpre mandados de prisão temporária, de busca e apreensão

Imagem Ilustrativa/ Polícia Federa

Leia Também:
Meu medo é ela cair em cima de alguém’, diz moradora de árvore em Araraquara.
Idoso cai em golpe do falso mecânico em Araraquara; prejuízo de R$ 15 mil.



A Delegacia de Polícia Federal em Araraquara deflagrou hoje (23) a Operação Mascavar, com o objetivo de desmantelar organização responsável pela colocação em circulação de cédulas de real falsas.

 

Segundo informações da PF, a investigação apurou a existência de um grupo criminoso especializado em comprar eletrônicos anunciados na internet, mas pagos pessoalmente com dinheiro falso, “principalmente na região dos municípios de Araraquara e São Carlos, no interior do estado de São Paulo”.

 

A PF esclarece que gravidade deste tipo de crime reside nos enormes problemas trazidos à economia local e regional, bem como no prejuízo financeiro causado a pessoas físicas e jurídicas. Lembrando que no caso de uma pessoa repassar a terceiro (“passar para frente”) nota que sabe ser falsa, também comete o crime”, diz a nota.

 

 

Prisões, Busca e Apreensão 

 

 

São cumpridos nesta quinta-feira (23), cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão, contra indivíduos residentes nas cidades de São Carlos e Ribeirão Bonito. O grupo alvo dos mandados praticou vários crimes usando cédulas falsificadas.

 

O principal meio de atuação dos investigados começava na utilização de perfis falsos em redes sociais, com o fim de negociar a compra de produtos anunciados em sites e páginas de compras, principalmente aparelhos de telefonia celular e videogames.

 

Em um segundo momento, efetuavam pessoalmente a compra utilizando como pagamento notas falsas, normalmente à noite e em circunstâncias que dificultavam a conferência das cédulas e identificação dos criminosos pelas vítimas. Contudo, a minuciosa investigação da PF pôde reconstituir a dinâmica das ocorrências e identificar os criminosos, alvos da operação de hoje”, ressalta a PF.

 

 

Crime

 

Os crimes de moeda falsa são Crimes Contra a Fé Pública, de competência da Justiça Federal, onde a União é a vítima de fato. A Delegacia de Polícia Federal em Araraquara afirma que prossegue com as investigações para identificação e prisão de outros envolvidos no esquema, tanto na falsificação de dinheiro como na introdução de cédulas falsas em circulação.

 

Operação

 

Nome da operação é Mascavar,que em sentido figurado na língua portuguesa, significa falsificar, corromper ou adulterar.

 

O Portal Araraquara Agora acompanha.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90