Araraquara Agora Publicidade 728x90
24/03/2023 às 10h26min - Atualizada em 24/03/2023 às 10h26min

Combate a importunação sexual em transporte coletivo é tema de campanha em Araraquara

Material visa combater abusos e orientar vítimas e testemunhas a como agir nessas situações

Foto Ilustrativa/ Arquivo Prefeitura Araraquara

Leia Também:
Receita abre hoje (24) consulta a lote residual de restituição do IR; veja passo a passo.




Foi lançada em Araraquara a campanha "Importunação Sexual no Transporte Coletivo: Pode Parar!". O Objetivo é combater abusos dentro dos ônibus do transporte coletivo.

 

As peças da campanha, produzidas pela Secretaria Municipal de Comunicação, poderão ser vistas em vídeos e cards nas redes sociais da Prefeitura, além de cartazes em pontos estratégicos como o Terminal Central de Integração e dentro dos próprios ônibus.

 

 

A campanha é promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana e da Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.


A campanha foi apresentada na última segunda-feira (20), na Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara, durante a solenidade de lançamento do e-book "Protocolo de atendimento às mulheres em situação de violência e outras violações de direitos - Revisado e atualizado", que tem o objetivo de se inserir como instrumento garantidor de direitos e prestação de atendimento às mulheres em situação de violência no município de Araraquara.

 

 

Denuncie!
 



A campanha sobre importunação sexual no transporte coletivo visa estimular os passageiros de ônibus a combater a importunação sexual e o assédio, que se caracteriza por cantadas indesejadas, tentativas de forçar beijo, segurar pelo braço, agarrar pela cintura, passar a mão, encostar-se, entre outras ações que não têm o consentimento da vítima. A ação também tem o propósito de divulgar o fato de que a importunação sexual é crime, com pena de um a cinco anos de reclusão, de acordo com a Lei 13.718/18.

Dessa forma, a vítima ou qualquer pessoa que testemunhar uma situação desse tipo pode denunciar, podendo relatar o caso ao motorista e aos demais passageiros do ônibus, ou ligar para a Polícia Militar pelo telefone 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher pelo 180, que registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes.

 

Em Araraquara, esse tipo de auxílio também pode ser encontrado através do plantão de atendimento 24 horas do Centro de Referência da Mulher, que atende pelo número (16) 99762-0697.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90