14/08/2020 às 16h10min - Atualizada em 14/08/2020 às 16h10min

Recuperação da represa do Paiol chega a 65% de execução

Cerca de 20 dias após a assinatura da ordem de serviço para início das obras, o desassoreamento da represa de captação superficial do córrego Águas do Paiol, no Jardim Águas do Paiol, já atingiu 65% de execução. 

No total, serão removidos 6.400 m³ de sedimentos da represa, em uma área de 3.200 m² por 2 metros de profundidade. O objetivo é recuperar 100% do espelho d´água, que estava 95% assoreado com apenas 5% de profundidade. 

A obra está sendo executada pela empresa MB Dragagens com investimento de R$ 255,8 mil, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Ambiental, após aprovação do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). 

Importância da represa 

O Córrego Águas do Paiol pertence à bacia hidrográfica dos Rios Tietê-Jacaré e à sub-bacia do Ribeirão das Cruzes.  

A represa é uma das três fontes de captação de água superficial do município, em conjunto com o Ribeirão das Cruzes e Anhumas.  

São captados cerca de 1.150 m³ de água por dia da represa, o que representa 11% do total de captação superficial e 4,5% do total de abastecimento público de Araraquara.  

A água captada segue para tratamento na Estação de Tratamento de Água do Paiol para depois abastecer quase 30 bairros das regiões do Águas do Paiol, Paraíso, Vale do Sol, Portal das Laranjeiras, São Geraldo, entre outras. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »