Saúde
Prática de exercícios aeróbicos fornece maior proteção aos rins de pessoas diabéticas
Especialista explica como as atividades beneficiam os órgãos

LEIA TAMBÉM:
Área hospitalar abre vagas para camareira, empregada de limpeza e coletor em Araraquara.
Celebrado anualmente em 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física reforça a importância da prática de exercícios para a manutenção da boa saúde, especialmente de pessoas que possuam doenças crônicas.
Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a prática regular de exercícios aeróbicos pode, inclusive, trazer benefícios para diabéticos, protegendo os rins contra disfunções provocadas pela enfermidade.
O nefrologista Henrique Carrascossi comenta que, de acordo com a pesquisa, esse efeito ocorre devido à liberação de um hormônio chamado irisina, expelido pelo tecido muscular durante a realização das atividades.
“Em especial as aeróbicas, como caminhar, correr, nadar e pular corda. Ações também responsáveis por aumentar a presença da enzima AMPK, que atua na proteção dos rins.”
O especialista orienta que as pessoas diabéticas devem se preocupar em dobro com a saúde dos rins, já que a progressão da doença causa lesões nos canais sanguíneos que irrigam os órgãos, como vasos, artérias e veias.
“Ou seja, uma possível piora da diabetes enfraquece os canais, o que consequentemente também eleva as chances de o paciente desenvolver um quadro de insuficiência renal crônica.”
Outros benefícios proporcionados pelas atividades físicas aeróbicas incluem: melhora do controle glicêmico; reduções de fatores de risco para doenças cardiovasculares; contribuição para perda de peso; e aumento da qualidade de vida e sensação de bem-estar.
.jpg)
Diante desse cenário, Dr. Henrique pontua ainda que as atividades físicas devem ser inseridas gradativamente durante a rotina, isso é, não precisam ser iniciadas com intensidade.
“Caminhadas, aulas de dança, pilates e sempre optar por realizar simples deslocamentos a pé ou de bicicleta já são grandes incentivos. O importante é evitar o comportamento sedentário e manter o corpo sempre em movimento.”
.jpeg)
Leia também
- Tráfico

VÍDEO: Força Tática prende homem com 2 tijolos de maconha no Parque São Paulo
- Faturamento mensal

Área Azul arrecada R$ 370 mil por mês em Araraquara
- Preso no litoral

Líder PCC de Araraquara é preso em academia no Guarujá
- Educação

CAIC tem falta de professores, diz Secretaria de Educação
- Caso João Vitor

DNA descarta que corpo achado no Pará seja piloto de Araraquara


