Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/04/2023 às 17h47min - Atualizada em 17/04/2023 às 17h47min

Moradores criam abaixo-assinado cobrando entrega da Ponte dos Machados

Moradores tentam cobrar e pressionar a prefeitura para que a entrega seja feita

Moradores criaram na internet uma petição que cobra a prefeitura de Araraquara pela entrega da Ponte dos Machados. O abaixo-assinado foi criado nesta segunda-feira (17) e já conta com mais de 400 assinaturas. 

"Nós, moradores de Ribeirão Bonito, Guarapiranga e Assentamento Bela Vista , solicitamos por meio deste a finalização das obras na Ponte dos Machados. Nós utilizamos a estrada Ribeirão Bonito - Araraquara todos os dias. Somos trabalhadores, estudantes, consumidores, entre outros. Contribuímos para a economia da cidade de Araraquara-SP", diz um trecho do abaixo-assinado feito na internet. 

Na petição virtual, os moradores também lembram que o desvio oferecido pelo município não tem boas condições. "Para chegar até a cidade, precisamos utilizar um desvio que está em péssimas condições, nos colocando em risco. Fora a incerteza se vai dar para passar ou não. Não aguentamos mais". 

A petição criada pode ser assinada clicando aqui. 

A novela 

Enquanto ainda não é entregue, a Ponte dos Machados coleciona capítulos de uma novela composta por diversos prazos não cumpridos por parte da prefeitura de Araraquara. Com danos estruturais identificados ainda em 2020, somente em julho de 2021 o município assinou com o governo estadual um convênio para a construção da nova ponte, com prazo estimado de 180 dias para a construção. No dia 12 de novembro do mesmo ano, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), divulgou que a previsão era que a obra fosse terminada no primeiro semestre de 2022. 

"A nova ponte será mais alta que a atual, aumentando a vazão do Córrego do Ouro. Será uma estrutura totalmente moderna. O projeto também inclui uma ciclovia. A previsão de término é para o primeiro semestre de 2022", divulgou o prefeito de Araraquara no dia 12 de novembro de 2021 após uma reunião com moradores da região.

Em janeiro de 2022 a segunda etapa das obras foi iniciada, porém ainda assim a obra atrasou. No dia 2 de agosto a prefeitura de Araraquara divulgou um novo prazo para entregar a nova Ponte dos Machados: o mês de novembro.

Porém, em setembro deste ano, a prefeitura divulgou que um aditivo do contrato seria publicado, prevendo mais 180 dias de construção no local. A nova previsão de entrega era o primeiro trimestre de 2023, mas acabou sendo adiada novamente. Segundo a prefeitura, uma nova empresa classificada na sequência do processo licitatório está assumindo o serviço, com um reajuste do valor.

Fiscalização do Tribunal de Contas

Vale lembrar que durante esse tempo de obras, a obra da ponte chegou a ser até mesmo alvo de fiscalização do
 Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), entrando em um relatório de construções paralisadas. "Todas as Prefeituras e órgãos estaduais serão notificados pelo TCESP a corrigir e prestar esclarecimentos detalhados sobre cada caso", mencionou o TCESP em outubro de 2021. 

O que diz a prefeitura? 


"Diante de todas as adversidades e do descumprimento dos prazos estabelecidos em contrato, a Prefeitura de Araraquara notificou a empresa que era responsável pela obra da Ponte dos Machados, rescindiu o contrato e aplicou multa, que se encontra em prazo de recurso.
 
Seguindo os trâmites legais, a empresa classificada na sequência no processo licitatório está assumindo o serviço para a conclusão do remanescente da obra. Neste momento, está em andamento a fase de elaboração e assinatura de contrato, no qual é necessário constar no valor um reajuste pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) atual. Para isso, foi encaminhado projeto de lei para apreciação da Câmara, solicitando autorização para a abertura de crédito adicional especial.

Trata-se da mesma empresa responsável pelas obras de recuperação da Avenida 36 e ela já está instalando o seu canteiro de obras no local da construção da nova ponte para início do serviço, que têm previsão de término em até 120 dias".

*Matéria atualizada às 12h52 do dia 18 de abril de 2023 para inclusão do posicionamento da prefeitura de Araraquara*

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90