Araraquara Agora Publicidade 728x90
18/04/2023 às 12h57min - Atualizada em 18/04/2023 às 12h57min

Paratleta de Araraquara bate recorde mundial em São Paulo

Matheus de Lima, o Matheuzinho, conquistou marca histórica no último sábado (15) no Centro Paralímpico Brasileiro

O último sábado (15) foi um dia especial para Matheus de Lima, o Matheuzinho, atleta da equipe ACD (Atletas Com Deficiência) da Fundesport Ferroviária Araraquara. No Desafio CPB/CBAT, disputado no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, o jovem de 20 anos correu os 200 metros com o tempo de 22"41' e quebrou o recorde mundial da sua categoria, a T44.

José Rogério Figueira, técnico de atletismo da Fundesport, explica que o torneio disputado no final de semana reuniu atletas do ACD e do convencional. "É um torneio que não disponibiliza títulos, mas é realizado com o intuito de fazer marcas e subir em ranking. Nesse torneio ele correu os 200 metros contra atletas do convencional também, cada um dentro de suas perspectivas, e bateu o recorde mundial", relatou.

O treinador destaca a evolução constante do atleta. "Eu avalio esse resultado como excelente, pois traz uma perspectiva boa para ele também nos 100 metros. Ele evoluiu muito nessa prova dos 200 metros, onde ele nunca correu abaixo de 23 segundos e ele já abaixou bem. Acredito que o Matheus esteja com sua passagem praticamente carimbada para as Paralimpíadas de Paris. As perspectivas são muito boas e ele está em uma crescente muito boa. Cada prova que ele participa, quebra um recorde ou abaixa o tempo, e acreditamos que logo mais ele quebrará recordes também na prova dos 100 metros", analisou.

Sobre as Paralimpíadas, Matheuzinho já tem o índice para assegurar sua vaga na disputa, porém ainda serão realizadas algumas provas. O treinador, no entanto, mostra muito otimismo. "Ele está em um nível muito superior a todos os seus adversários, principalmente aqui no Brasil, e bem colocado no Ranking Mundial. Claro que, em se tratando de esporte, tudo pode acontecer, teria de aparecer alguns atletas muito bons para tirarem essa vaga dele, mas a princípio ele está pré-classificado", explicou.

Matheuzinho, que foi revelado pelas Escolinhas de Esportes da Prefeitura, voltará a competir neste domingo (23), quando disputará o Desafio CPB/CBAT, fase classificatória para o Campeonato Mundial Paralímpico, que acontece entre 8 e 17 de julho em Paris, na França. Em novembro, ele disputará o Parapan em Santiago, no Chile.

Escolinhas de Esportes

Vale destacar que o atletismo é uma das modalidades oferecidas no programa Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara, que teve suas inscrições abertas em fevereiro. As aulas da modalidade acontecem no Parque Botânico (terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h), campo do Jardim Morumbi (terça e quinta-feira, das 16h45 às 18h; segunda e quarta-feira, das 16h30 às 17h30), na Área de Lazer Ieda (terça e quinta-feira, das 15h às 16h). Já o atletismo paralímpico acontece no mini-campo do Parque do Botânico (segunda-feira às 8h e quarta-feira às 16h).

As aulas são realizadas no contraturno escolar, para meninas e meninos, de 6 a 16 anos, em 17 modalidades esportivas. Os esportes coletivos oferecidos são basquete, futebol, futsal, vôlei e handebol, enquanto as modalidades individuais são atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa, ginástica artística, capoeira, skate, taekwondo, karatê, judô, damas e xadrez. O programa conta com o apoio da Unimed.

Os interessados devem comparecer diretamente no local das aulas e fazer sua matrícula com o professor. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica no Gigantão e com horário de atendimento das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2711 e 3303-2701.  
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90