Araraquara Agora Publicidade 728x90
24/04/2023 às 11h22min - Atualizada em 24/04/2023 às 11h40min

Cemitérios municipais voltarão a ter segurança fixa noturna, diz Prefeitura

Executivo respondeu requerimento que relatava casos de violação em túmulos e furtos nos Cemitérios São Bento e dos Britos

Foto: Arquivo/ Cemitério São Bento/ Prefeitura Araraquara

LEIA TAMBÉM:
Prefeitura deve assumir administração do Terminal Rodoviário de Araraquara; entenda.
Homem ofende e agride mulher com socos em Araraquara; foi preso.




A Prefeitura de Araraquara afirmou, em documento, que está contratando uma empresa para a segurança fixa noturna nos cemitérios públicos, ou seja, para os Cemitérios São Bento e dos Britos. A informação foi divulgada em resposta ao requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota). Veja o conteúdo AQUI.

 

No Requerimento nº 108/2023 , Marchese afirmou que seu gabinete recebeu relatos de violações em túmulos, furtos de placas e de objetos de bronze e alumínio (como argolas e crucifixos), além de vasos e plantas. O parlamentar questionou quantos vigilantes atuam nos cemitérios e qual a razão de não ser adotada a segurança fixa nos locais.

 

 

Resposta

 

 

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Serviços Públicos, respondeu que houve guarda fixa armada nos cemitérios São Bento e dos Britos entre 12 de setembro e 5 de dezembro do ano passado. Porém, o contrato “apresentava algumas limitações” e sua renovação não foi realizada.



O processo licitatório para contratação de empresa substituta está em andamento, de acordo com a Prefeitura. Enquanto isso não é concluído, as rondas estão sendo realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM).



Também em resposta ao requerimento, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública confirmou que havia segurança privada fixa no período noturno e, mesmo assim, as rondas foram mantidas tanto durante o dia quanto à noite.



A secretaria informou que mantém patrulhamento, mas que não é possível deixar equipe fixa de guardas municipais nos cemitérios 24 horas por dia “devido à grande demanda de trabalho e ao efetivo pequeno”.



De acordo com a pasta, dois boletins de ocorrência em cemitérios foram registrados em 2022, sendo um de furto/dano ao patrimônio e outro de recaptura de procurado. A Coordenadoria de Serviços Públicos também informou duas ocorrências registradas na primeira quinzena de abril deste ano, sem especificar quais foram.


Fonte: Câmara Araraquara. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90