Araraquara Agora Publicidade 728x90
04/05/2023 às 13h48min - Atualizada em 04/05/2023 às 13h48min

Presídios de Araraquara inscrevem 234 detentos na Olimpíada de Matemática

Primeira etapa da Obmep acontece no dia 30 de maio

Sap
Presos que não possuem formação escolar podem concluir os estudos enquanto cumprem pena ---- Crédito: Caio Daniel/SAP Divulgação.

Os presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) inscreveram 4.006 reeducandos na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O número representa um aumento de 5% na quantidade de inscritos em relação ao ano passado, quando 3.804 presos estavam aptos a disputarem a maior competição científica do país. Em Araraquara, 234 detentos das três unidades foram inscritos no exame (veja quadro abaixo)

Com o objetivo de preparar as pessoas privadas de liberdade para o retorno à vida em sociedade, as secretarias de Estado da Administração Penitenciária (SAP) e da Educação (Seduc-SP) vêm estimulando, cada vez mais, os reeducandos a participarem da Olímpiada de Matemática. Em âmbito estadual, a Pasta inscreveu 15.439 detentos no torneio.

Presos que não possuem formação escolar podem, inclusive, concluir os estudos enquanto cumprem pena. Isso é possível graças às escolas vinculadoras instaladas dentro dos presídios, que oferecem formação dos ensinos Fundamental e Médio. Os reclusos também participam de cursos de línguas, profissionalizantes e do Ensino Superior.

Destaques

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Obmep é uma realidade no sistema prisional paulista desde 2012. A SAP, inclusive, tem histórico positivo na Olimpíada.

Na edição de 2017, um presidiário colombiano, que cumpria pena na Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, faturou a medalha de ouro. Ele foi o primeiro preso na história do torneio a levar o prêmio máximo.

Em 2018, dois detentos conseguiram prata e bronze. Já em 2019, outro preso da Penitenciária de Itaí, de origem francesa, foi condecorado com a insígnia de bronze.

No ano passado, mais dois presos da região noroeste se destacaram: um da Penitenciária de Itaí, que conquistou medalha de prata, e outro da Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos, que faturou bronze.

Duas fases

A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira etapa, em que os participantes fazem uma prova objetiva de 20 questões, ocorrerá em 30 de maio. A lista de aprovados será divulgada em 2 de agosto. Composta por uma prova discursiva e seis perguntas, a segunda fase da Obmep está agendada para o dia 7 de outubro.

As avaliações são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Os estudantes que se destacarem no torneio são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, conforme a classificação. Há, ainda, menções honrosas que são concedidas a milhares de participantes da disputa nacional. 

2023: Inscrições números

Unidade Prisional

Total de inscritos

 
   

Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara

43

   

Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara

69

   

Penit. “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara

122

   

TOTAL

234

   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90