Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
22/08/2020 às 12h45min - Atualizada em 22/08/2020 às 09h31min

Comemoração dos 203 anos de Araraquara tem shows virtuais neste sábado

Os 203 anos de Araraquara, comemorados no próximo dia 22 de agosto, ganham uma festa diferente esse ano devido à necessidade do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19: uma programação comemorativa digital realizada no período de 18 a 23 de agosto, com diversas atividades culturais e artísticas.

Toda a programação, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, poderá ser acompanhada pelo canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial), com o link disponibilizado no novo Facebook institucional do município (https://bit.ly/municipiodeararaquara).

Nesta sexta-feira, dia 14, o programa Canal Direto foi especial com a presença do prefeito Edinho e da Secretária de Cultura, Teresa Telarolli com a divulgação das atrações.

Segundo o prefeito, apesar da impossibilidade de festas presenciais, a data será comemorada com uma programação virtual, pela internet, incentivando os artistas locais.  

“Esse ano está sendo atípico e não podemos fazer eventos presenciais, com festa e aglomerações. Precisamos evitar aglomeração de todas as formas, porque a prioridade é preservar e salvar vidas. Claro, que também não poderemos ter a Facira, que nos anos anteriores atraiu excelente público e no ano passado mostrou sua capacidade de interação internacional, com a participação da cidade portuguesa de Torres Vedras. E já tínhamos, inclusive, demandas de outros países. Mas, tudo teve que ser interrompido e, neste ano, em respeito à vida, não poderemos ter festa presencial. O importante é que vamos, sim, comemorar, com uma programação virtual que vai valorizar nossos artistas locais”, enfatizou Edinho.

Teresa Telarolli destacou que o presente para a cidade vem por meio de uma vigorosa e diversificada grade de shows, combinada com intervenções teatrais e literárias, adaptados ao mundo virtual. “Serão seis dias de lives incríveis, somente com artistas locais, conciliando o nosso comprometimento com o merecido apoio aos agentes culturais de Araraquara e a determinação de apresentar a programação de qualidade que Araraquara merece", apontou a secretária. "Araraquara completa seus 203 anos em meio à pandemia do coronavírus, um dos adventos mais dramáticos da história recente. Como é do conhecimento de todos, são muitas as restrições impostas às atividades culturais, pela sua capacidade de reunir e aglutinar pessoas. Esta nova realidade, porém, não nos paralisa! Ao contrário: Araraquara merece comemorar seu aniversário!", continuou a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

Programação - A programação de terça a sexta, de 18 a 21, segue um formato com três atrações musicais diárias, intercaladas com intervenções propostas por artistas da cidade. Destaque para a tradicional "Seresta A Caminho do Sol", no dia 21, com live comandada pelo grupo Os Seresteiros.

No dia 22 de agosto, data oficial do aniversário da cidade, a programação é especial, com início às 14 horas e a última live programada para iniciar às 20 horas. Também haverá comemoração no domingo, dia 23, com lives das 13 às 18 horas, além das intervenções especiais entremeando e enriquecendo a programação com vídeos de artistas locais selecionados por meio de edital.

A música comanda a programação com diversas lives, apresentando ritmos variados, a fim de abranger uma farta variedade de estilos e gostos musicais. Artistas profissionais de diversas gerações se unem para essa celebração a Araraquara.

Entre os músicos e grupos musicais participantes, estão: Banda Praise, Márcio Silva, Adoradores de Deus (dia 18); Flor de Abóbora, Marco Delapina e Beatles Again (dia 19); Mamíferos, Marcos Leiva e Oxxy (dia 20); Vinha Haddad, Ekena e Os Seresteiros (dia 21); Falso Brilhante, Gonçalves e Anibal, Emoções da Terra, Gabriel e Tião do Ouro, André e Mari, Lilian Jardim, e Dani e Danilo (dia 22); Batuque do Bem, Jaime e Fernando, Pagode dos Amigos, Victor Oliveira, Art Zoom e Turma do Samba (dia 23).

Já a programação especial de intervenções artísticas - todas gravadas em vídeo para a veiculação na programação digital do aniversário - conta com apresentações em "cenas curtas", de até 3 minutos. Essas intervenções curtas vêm compostas por textos, poesias, teatro e/ou dança, tendo como referência temática a cidade de Araraquara. 

Nesse time de artistas selecionados para prestarem suas homenagens aos 203 anos de Araraquara estão: Vitor Hugo ("aqui!", dia 18), grupo Passado a Limpo ("Caminho Trilhado", dia 19), Higor Richard e Joana Zambrano ("Canta Arará Kuara", dia 19), Coletivo Tocaya ("Araraquara: berço de Macunaíma", dia 20), Vita Pereira (com "Araraquara em Chamas", dia 20), Khal Dias ("Outro ponto de vista", dia 21), Maria Alice Ferreira ("Francisco de Marco", dia 21), Danilo Forlini e Isabela Lia (com "Quando tudo isso passar, a gente se vê no teatro", dia 22), Rafa Paiva e Guilherme Garboso ("90 segundos para resumir Araraquara", dia 22), Giovana Costa ("Araraquara e suas cores", dia 22), Cia. de Dança Thaís Mansini ("O Bolero e a Matriz de São Bento", dia 22), Vinicius Zurlo e Rodrigo Bottari ("Fonte a luminar", dia 22), Irail Rezende e Rodolpho Groppo ("Araraquara: sujeito e memória", dia 22), Denis Pimentta ("Araraquara, sua diversidade e outras flores", dia 23), Willian Chacal ("Araraquara 203 anos", dia 23) e Tayra Moon ("Cultura de Espetáculos", dia 23).

Semana Especial de Aniversário da Cidade

Dia 18 de agosto – terça-feira

19h – Banda Praise

Intervenção: “aqui!”, com Vitor Hugo

20h – Marcio Silva (voz e violão)

20h40 – Adoradores de Deus 

Dia 19 de agosto – quarta-feira

19h – Flor de Abóbora

Intervenção: "Caminho trilhado", com grupo “Passado a Limpo”

20h – Marco Delapina

Intervenção: "Canta Arará Kuara", com Higor e Joana

20h40 – Beatles Again

Dia 20 de agosto – quinta-feira

19h – Mamiferos

Intervenção: "Araraquara: berço de Macunaíma", com Coletivo Tocaya

20h – Marcos Leiva

Intervenção: "Araraquara em Chamas", com Vita Pereira

20h40 – Oxxy

Dia 21 de agosto - sexta-feira - Seresta

19h – Vinha Haddad

Intervenção: "Outro ponto de vista", com Khal Dias

20h – Ekena

Intervenção: "Francisco de Marco", com Maria Alice Ferreira

20h40 – Os Seresteiros

Dia 22 de agosto – sábado – Aniversário de Araraquara

14h – Falso Brilhante

Intervenção: "Quando tudo isso passar, a gente se vê no teatro", com Danilo Forlini e Isabela Lia

15h – Gonçalves e Anibal

Intervenção: "90 segundos para resumir Araraquara", com Rafa Paiva e Guilherme Garboso

16h – Emoções da Terra

Intervenção: "Araraquara e suas cores", com Giovana Costa

17h – Gabriel e Tião do Ouro

Intervenção: "O Bolero e a Matriz de São Bento", com Cia. de Dança Thaís Mansini

18h – Andre e Mari

Intervenção: "Fonte a luminar", com Vinicius Zurlo e Rodrigo Bottari

19h – Lilian Jardim

Intervenção: "Araraquara: sujeito e memória", com Irail Rezende e Rodolpho Groppo

20h – Dani e Danilo

Dia 23 de agosto – domingo

13h – Batuque do Bem

Intervenção: Araraquara, sua diversidade e outras flores, com Denis Pimentta  

14h – Jaime e Fernando

Intervenção: Araraquara 203 anos, Willian Chacal

15h – Pagode dos Amigos

Intervenção: Cultura de espetáculos, com Tayra Moon

16h – Victor Oliveira

16h30 – Art Zoom

18h – Turma do Samba


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90