Araraquara Agora Publicidade 728x90
11/05/2023 às 13h42min - Atualizada em 11/05/2023 às 13h42min

Vacinação contra Covid-19 e Influenza na praça Santa Cruz termina nesta sexta

Vacinação, das 8 às 13 horas, faz parte das atividades da 23ª edição da Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil (SAFE) da FCF/Unesp

A Secretaria Municipal de Saúde encerra nesta sexta-feira (12) a ação de vacinação contra a Influenza (gripe) e a Covid-19, na Praça Santa Cruz, dentro das atividades da 23ª edição da Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil (SAFE), tradicional feira de saúde promovida gratuitamente por estudantes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp de Araraquara. 

 

A vacinação na praça Santa Cruz está sendo realizada das 8 às 13 horas. O imunizante contra a gripe está sendo aplicado nos grupos prioritários e as doses contra a Covid-19, inclusive a bivalente, nos públicos infantil e adulto. É preciso apresentar um documento pessoal com foto e a carteirinha de vacinação.

 

A ação ocorre de 8 a 12 de maio, durante a período da SAFE, que é uma iniciativa desenvolvida por alunos de graduação da FCF, com o objetivo é promover eventos, cursos, palestras e ações educativas para levar à população conhecimentos básicos de saúde e bem-estar, além de reafirmar a importância do profissional da área farmacêutica em suas diferentes frentes de atuação.

  

O evento da Unesp é realizado na Praça Santa Cruz, das 9 às 17 horas, com realização de exames de anemia, diabetes e hipertensão, além de orientações sobre temas como educação sexual, doenças parasitárias, prevenção ao câncer, primeiros socorros, uso correto de medicamentos, prevenção ao consumo de drogas, uso racional de plantas e homeopáticos, alimentação saudável, entre outros. É importante ressaltar que os estudantes não realizam diagnósticos para os pacientes. No entanto, dependendo dos resultados dos exames, a pessoa poderá ser encaminhada para um especialista para realizar a confirmação de possíveis alterações clínicas e ajudá-la na busca pelo tratamento adequado.

 

Segue a vacinação dos postos

 

A vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza, para além da ação na praça Santa Cruz, prossegue em todas as 35 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, além da unidade do Sesa, das 8 às 14 horas. Não há necessidade de agendamento.

Estão sendo aplicadas doses de Covid das crianças de 6 meses a 11 anos, dos adolescentes de 12 a 17 anos e adultos maiores de 18 anos, inclusive a bivalente. É obrigatória apresentação de documento com foto e caderneta de vacinação.

Já a vacina contra a Influenza está sendo aplicada nos grupos prioritários que são  as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), trabalhadores de estabelecimentos de saúde, indivíduos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, portadores de deficiência permanente, povos indígenas e quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

As pessoas que fazem parte desses grupos prioritários também devem procurar as unidades de saúde munidos de documento com foto e caderneta de vacinação e, no caso das categorias profissionais elencadas, é obrigatório levar ainda documento comprobatório de vínculo ativo. As puérperas também deverão comparecer com documento comprovando o período pós-parto, como a certidão de nascimento do bebê.

 

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) segue até o dia 31 de maio.


Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (16) 3303-3108.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90