Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/05/2023 às 14h51min - Atualizada em 12/05/2023 às 14h51min

Música, dança, filmes e mais: o que fazer em Araraquara no final de semana?

Cidade tem música, feiras, dança, teatro, museu, fórum, exposições e cinema no final de semana

Via Câmara de Araraquara
Foto/Divulgação: Sesc

Música I

Nesta sexta-feira (12), no Sesc, o Regional de Casa traz o encontro de amigos (Fabiano Marchesini, Everton Fabiano, Eloi Brito, Paulinho Leme e Gustavo Bali), apresentando a sofisticação e o calor da música genuinamente brasileira. Neste repertório, o grupo faz releituras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Kximbinho, Zé Menezes e Garoto, além de composições próprias de Fabiano Marchesini, com muita improvisação e swing. A partir das 20 horas, grátis e sem retirada de ingressos.

Feiras

O final de semana está recheado por feiras de economia criativa. Nesta sexta-feira (12), das 18h30 às 22h, tem Feira da Lua (Pôr do Sol) na Praça Pedro de Toledo, no Centro. No sábado (13), das 9 às 18 horas, Feira Tô em Casa – Dia das Mães no Parque Infantil, no Centro. Às 16h30, show com Over Rock. Também no sábado (13), a partir das 10 horas, Feira Popular com música ao vivo, na passarela ao lado do Terminal Central de Integração (TCI). Shows com Nemias Santana (10h30) e André Peres e Lú Mani (12h30). E das 14 às 22 horas, na Praça Pedro de Toledo, Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”, com show de RFelix.

Dança de salão

No sábado (13), às 9 horas, acontece o International Bachata Day, no Palacete das Rosas. O evento criado em 2012, no Rio Grande do Sul, alia cultura e dança à solidariedade.

Teatro I

Em “Do que são feitas as estrelas?”, a vida da astrônoma inglesa Cecília Payne, cientista que descobriu a composição das estrelas, se transforma em uma aventura intergaláctica onde a Guerreira Cecí, uma menina encafifada com o universo dos porquês, deverá enfrentar intrigas e batalhas, trapaças e chantagens, tempestades e brigas com seres intergalácticos para se tornar uma exploradora cósmica. A narrativa, que acompanha o crescimento de Cecí até se tornar uma das astrônomas mais importantes da História, enfrenta com poesia a ideia antiga de que “tem coisa que não é para menina”, e incentiva garotas (e também garotos) a serem quem são e seguirem seus sonhos. É no sábado (13), às 16 horas, no Sesc. Ingressos em sescsp.org.br/araraquara ou na bilheteria.

Teatro II

O Sesi apresenta no sábado (13), às 20 horas, o espetáculo “Janeiros”, com Cia Carroça de Mamulengos. Esta é a vez do era uma vez no rumar sem fim de quatro irmãos, vindos de terras distantes, lá de onde viver é um eterno bailar entre a vida e o sonho. Trazem consigo, em caixas e memórias, tudo que é tipo de pedaço deste tal outro mundo. Aos que espiam este anda-anda dos irmãos por uma fresta do tempo, são cantadas e contadas estórias sonhevividas ao longo dos tempos. Ingressos gratuitos disponíveis aqui.

Música II

No domingo (14), às 16 horas, tem o show “Divas Nacionais”, com Sumara Justi que, com sua banda, relembra grandes clássicos e atuais sucessos de vozes femininas do pop rock nacional, apresentado um show acústico que traz ao palco o melhor de nomes como Cássia Eller, Pitty, Rita Lee, Fernanda Abreu, Paula Toller, entre outras. No Sesc, grátis e sem retirada de ingressos.

Museu

Entre os dias 15 e 20 de maio, acontece a 21ª Semana Nacional dos Museus, com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. A programação gratuita envolverá atividades como as palestras “Patrimônios e sustentabilidade” e “Cultura, Patrimônio e Bem-Estar”. Mais informações aqui.

Fórum

Na quarta-feira (17), tem o Fórum “Lei Paulo Gustavo”. É das 17h às 18h30, pela plataforma Zoom (ID da reunião: 883 1128 4255 / Senha de acesso: 072364). Serão discutidas propostas sobre a lei, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.

Dança

Na infância, Fábio Costa trabalhava nos jardins, acompanhando a mãe, empregada doméstica. Na adolescência, trabalhou na construção civil, viveu as brigas e tretas das quebradas, perdendo amigos no tráfico, até ser convidado, com 20 anos, dançando na rua, a fazer parte de um grupo de dança. Um espetáculo que encena a realidade de jovens negros, a partir dos sonhos e da história de Fábio. “Umbigo do Sonho”, na quinta-feira (18), às 20 horas, no Sesc. Ingressos em sescsp.org.br/araraquara e na bilheteria.

Exposição I

O Museu Voluntários da Pátria apresenta a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, com obras deste artista de Araraquara que faleceu em 2010. Suas obras estão distribuídas por todas as salas do museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas, reunindo um total de 23 obras. A exposição segue até o dia 2 de junho de 2023, com visitação das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Exposição II

Xilograffiti pode ser definida como uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão. Com assuntos de interesse popular – como a xilo e os cordéis, o grafite e o estêncil –, o programa explora as potencialidades de conexão entre diferentes artistas e públicos para provocar choques criativos estimulantes tanto na teoria como na prática. A mostra traz artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil e promove a valorização das cenas artísticas locais e seus atores através de diversas ações culturais, como a Feira de Zines e Artes Gráficas e o Projeto Outdoor. Visitação até 16 de julho, no Sesc, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Agendamentos pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone: (16) 3301-7528.

Cinema

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá):

  • A Morte do Demônio – A Ascensão
  • Guardiões da Galáxia: Volume 3
  • O Amor Mandou Mensagem
  • O Nascimento do Mal
  • Super Mario Bros

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo):

  • Super Mario Bros. O Filme
  • O Último Chamado de Maria
  • Beau Tem Medo
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3
  • Velozes & Furiosos 10
  • Ninguém é de Ninguém
  • Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo
  • A Morte do Demônio – A Ascensão

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90