Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/05/2023 às 07h41min - Atualizada em 15/05/2023 às 08h28min

Em Araraquara, campanha estimula denúncia contra o racismo; entenda

Ação visa que vítimas de injúria racial e racismo sigam com processos até condenação dos acusados

Foto/ Freepik

Leia Ainda:
Acidente mata mulher na Região; Polícia investiga.
Abono Salarial: pagamento do PIS/Pasep é liberado para novo grupo; confira calendário.





O Centro de Referência Afro "Mestre Jorge" lançou, no Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo (13 de maio), uma campanha para incentivar as denúncias. Com o slogan “O racismo é um crime perverso e adoece, não se cale, denuncie”, o intuito é estimular as vítimas de injúria racial e de racismo a seguirem com o processo até a condenação dos acusados.


Segundo a coordenadora de Políticas Étnico-raciais, Alessandra Laurindo, só no último semestre, o programa SOS Racismo recebeu mais de 30 denúncias de crimes de injúria racial e de racismo. "Temos total ciência de que essa é uma parcela mínima dos casos que passam pelo programa, pois a maioria ainda não os registram lá e são desencorajados a desistirem da denúncia por inúmeros fatores, até mesmo na própria delegacia”.

 

Os casos que nos chegam são de várias faixas etárias, variando de oito á oitenta anos, provando que as pessoas lidas como negras estão sujeitas todos os dias ao longo da vida, a encontrarem com a discriminação racial", explica.



A campanha se dará em formato de cartazes para serem fixados em pontos estratégicos que norteiem as vítimas onde procurar ajuda, para além do banner digital para serem compartilhados em redes sociais, visando assim uma maior procura pelo serviço.


O Centro de Referência Afro tem trabalhado o Letramento Racial em formato de atividades, como forma de prevenção e orientação no combate ao racismo e oferecendo o acolhimento psicológico para as pessoas que têm a saúde mental afetada pelas mazelas raciais.

 

Racismo é crime, não se cale, denuncie

 

O SOS Denúncia atende pelo telefone (16) 9 9626 9466O Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” fica localizado na Avenida Mauá, 377, Centro de Araraquara.





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90