Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/05/2023 às 13h56min - Atualizada em 17/05/2023 às 13h56min

Choro das Águas retorna neste domingo (21) com atividades para toda família

Programação cultural na Praça do Daae tem feira de artesanato, atividade infantil com Nerita Pio e apresentação musical com Junior Barros

Foto: Praça do Daae em Araraquara - Rian Fernandes/Araraquara Agora

O Choro das Águas retorna sua programação neste domingo, 21 de maio, com programação cultural para toda família na Praça do Daae – Fonte Luminosa. Feira de Artesanato, atividade infantil com Nerita Pio e apresentação musical com Junior Barros marcam o início da edição gratuita de 2023. Crianças, jovens e adultos podem se divertir com a programação gratuita realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Neste retorno, a Feira de Artesanato, com artesãos e empreendedores de Araraquara e região, abre a programação às 16 horas com o trabalho manual, que é fonte de renda para muitos deles. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes.

A atriz, arte-educadora, contadora de histórias e mediadora de leitura, Nerita Pio, realiza a atividade infantil "Piquenique Literário", das 16h30 às 17 horas. Nerita Pio apresentará diversos livros que estarão pendurados nas árvores e outros oferecidos em cestos, para aguçar a curiosidade das crianças. Por meio deste acervo, as crianças ouvirão e contarão histórias descobrindo no ato de ler um novo mundo.

O "Piquenique Literário" propõe à criança o contato e o prazer de estar com livros, incentivando à leitura; proporcionando oportunidade aos leitores de ampliar o contato com vários autores e gêneros literários; proporcionando assim a integração cultura x natureza.

A atividade reunirá diversos tipos de livros, como: livros 3D, livros para bebês, livros interativos, livros sonoros, livros sensoriais – entre outros. O material apresenta: literatura clássica, contos, poemas, poesias, HQ, romances, livros sobre diversidade cultural, social e racial, gibis e livros de escritores araraquarenses.

Fechando a programação, às 17h30, o sambista araraquarense Junior Barros (bandolim) apresenta o show "Choros Clássicos", juntamente com Eloi Brito (violão), Rickinho Fidelis (pandeiro de couro) e Mateus Rodrigues (cavaquinho).

A apresentação valoriza e enaltece a importância da cultura afro-brasileira, apresentando linguagens diversas do universo cultural do samba e do choro. Para o retorno do Choro das Águas foram escolhidos grandes nomes do Choro, precursores da música popular brasileira , a fim de realizar um resgate cultural de artistas que se eternizaram no imaginário cultural brasileiro, como os chorões: Jacob do Bandolim, Luciana Rabello, Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha.

Os músicos lembram que, com a intenção de realizar uma apresentação fiel às raízes da música popular brasileira, a disposição musical acontecerá no formato de um regional tradicional de choro, assim como eram constituídos muitos grupos de música popular no século passado.

A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae - Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90