Araraquara Agora Publicidade 728x90
18/05/2023 às 14h22min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h22min

Feira de Cultura Indígena de Araraquara acontece neste final de semana

Evento que será realizado no Cear terá exposições, vendas de artesanatos, oficinas e rodas de conversa

Foto: Mário Vilela/Funai
Neste sábado (20) e domingo (21), das 9h às 18h, o Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear) sediará a 2ª edição da Feira de Cultura Indígena de Araraquara. O evento conta com a organização da Fundação Araporã de Araraquara, em parceria com a Opção Brasil, de São Caetano do Sul, com o apoio da Prefeitura. Toda a programação é gratuita.

Grasiela Lima, coordenadora de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Araraquara e integrante da Fundação Araporã, falou sobre a importância do encontro. "Trata-se de um evento que promove o diálogo e a valorização da diversidade cultural brasileira, com a participação de mais de 70 artesãos e artesãs representantes de cerca de 20 povos indígenas que residem em aldeias e cidades paulistas. A Feira de Cultura Indígena busca, portanto, constituir-se como espaço gerador de conhecimentos e saberes tradicionais, com objetivo de promover a diversidade do patrimônio cultural dos povos originários, o reconhecimento das suas identidades étnicas e a afirmação das suas tradições culturais", destacou.

No sábado, às 9h, será feita a abertura do evento com o ritual Toré, realizado pelos Kariri-Xocó e demais representantes dos diferentes povos indígenas presentes. Às 9h20 será composta a mesa oficial de abertura e às 9h45 terá início a mesa redonda "A Realidade dos Povos Indígenas no Estado de São Paulo: visibilidade e protagonismo", que terá como convidados David Terena e Patrícia Fulni-ô, com mediação de Robson Rodrigues (Fundação Araporã) e Marcos Aguiar (Opção Brasil/Programa Índios na Cidade).

Às 9h30, terá início a exposição e venda de artesanato, que vai até as 17h45. Às 11h, terão início as oficinas de grafismo (com Sol Terena), canto e dança (com Lidiane Krenak) e pintura corporal (com Tamikuã Pataxó). Às 14h30 será realizada a roda de conversa "Indígenas em Contextos Urbanos: identidades invisíveis", que terá como convidados Alex Kaimbé, Lu Ahamy, Netuno Borum Krekmum e Gercídio Pataxó, com mediação de Marcos Aguiar (Opção Brasil/Programa Índios na Cidade).

Às 16h terão início as oficinas de arco e flecha com Elizeu Caetano (Guarani), grafismo indígena com David Terena e confecção de artesanato com Susilene Kaingang. O encerramento está marcado para as 18h com mais um ritual Toré realizado pelos Kariri-Xocó e representantes dos diferentes povos indígenas presentes.

O mesmo ritual Toré abrirá a programação do domingo, 21, às 9h. Das 9h30 às 17h30 haverá exposição e venda de artesanato. Às 11h terão início as oficinas de canto e dança (com Kayrrá Kariri-Xocó), confecção de brincos (Luana Guarani Ñandewa) e Maracá (com Lu Ahamy)

Às 14h30 terá início a roda de conversa "Mulheres Indígenas: trajetórias e narrativas", com as convidadas Luana Guarani Ñandewa, Tamikuã Pataxó, Sol Terena, Dida Kariri-Xocó e Cláudia Baré, com mediação de Najara Leite (Guarani) e Grasiela Lima (Fundação Araporã).

Às 16h terão início mais oficinas: "Yamá Tumune (Vai em frente) - Valorização da Língua Indígena" com Ranulfo de Camilo (Terena); "Circuito Djaa Djaglga (Vamos Jogar Mbya?) com Awa Mbarete (Pataxó); e "Confecção de Trançados para Tiara, com Guaraci Uwewidjú (Tupi). O encerramento acontece às 18h com mais um ritual Toré realizado pelos Kariri-Xocó e representantes dos diferentes povos indígenas presentes.

As oficinas contam com 30 vagas e as inscrições estão abertas. As exposições que poderão ser conferidas no local apresentam ao público a mostra de fotos "Das Pequenas Mulheres às Anciãs na Luta Pela Terra", por Dida Farias Kariri-Xocó, e de aquarelas "Resistência", por Juty Oliveira (Guarani-Kaiowá).
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90