LEIA TAMBÉM:
Fake news sobre vacinas disseminam temor entre famílias, diz pesquisa.
Anvisa avalia nova diretriz da OMS sobre adoçantes.
Sonho de muitas pessoas, as intervenções estéticas requerem um detalhado planejamento e uma ampla lista de cuidados antes, durante e após a realização das cirurgias. Recomendações que, segundo o cirurgião plástico Dr. Guilherme Vantine devem ser seguidas de forma ainda mais rigorosa quando a pessoa operada for menor de idade ou possuir determinados fatores de risco que possam influenciar o andamento da operação.
Dados de Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontam que na última década houve um aumento de 141% no número de intervenções estéticas feitas por adolescentes de 13 a 18 anos. Essa procura, inclusive, faz com que o Brasil se torne o líder do ranking de países com mais cirurgias plásticas nessa faixa etária, ultrapassando os Estados Unidos.
“A adolescência é uma fase caracterizada por inúmeras transformações corporais, hormonais e comportamentais, portanto, é preciso haver uma discussão prévia entre os pais e profissionais especializados mesmo nas modificações mais simples, a fim de entender a real necessidade da cirurgia em um corpo e uma mente que ainda estão passando por diversas transições”, atenta Dr. Guilherme.
De acordo com a SBCP, os procedimentos mais procurados pelos jovens são: prótese de silicone nos seios; lipoaspiração; rinoplastia; redução de mama; e a otoplastia (correção das orelhas).
“Também é importante destacar que as cirurgias ainda contribuem em uma melhora da autoestima, com ganhos imensuráveis de qualidade de vida”, diz o cirurgião.
Diante desse cenário, o especialista reforça, porém, que nenhuma operação deve ser motivada por preceitos de beleza ou mesmo em razão dos ‘modismos’ que estejam em destaque na mídia.
“A ideia de um corpo perfeito e a busca por um padrão estético muitas vezes inalcançável são ideias que devem ser combatidas, especialmente na adolescência, quando muitos jovens acreditam ser imprescindível mudar o corpo para se encaixar entre os amigos e fazer parte da sociedade.”
O cirurgião plástico Dr. Guilherme Vantine é membro especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), além de membro Total Definer Master (Certificação em lipoaspiração de alta definição – Lipo HD). Atualmente o especialista também exerce a profissão de docente na faculdade de Medicina de Araraquara – Uniara.