Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
31/05/2023 às 11h44min - Atualizada em 31/05/2023 às 11h54min

Projeto de transformar antigo Matadouro Municipal em espaço cultural será votado em plenária; veja como participar

Proposta prevê série de benfeitorias com o objetivo de revitalizar toda a região. Votação ocorre na próxima segunda-feira (5)

Divulgação

LEIA TAMBÉM:
Arraial da Paz em Matão já tem programação definida; festa começa sexta.
Dia Mundial sem Tabaco: conheça os principais benefícios de parar de fumar.





A população de Araraquara terá a oportunidade de votar na proposta que busca transformar o Antigo Matadouro Municipal em um espaço cultural com o objetivo de revitalizar toda a região.

 

Na próxima segunda-feira (5), a partir das 19h, ocorre a Plenária Regional do Orçamento Participativo a prioridade da Região 5, que inclui as sub-regiões do Centro e do Santa Angelina. O encontro será realizado no CER Leonor Mendes de Barros (Parque Infantil), no Centro.


 

Vote! 



A proposta de transformação do Antigo Matadouro faz parte do Projeto Centro Cultural - Ateliê Público Araraquara, é uma iniciativa do GEART (Grupo de Estudos em Arte), que reúne artistas e

 

O edifício do antigo Matadouro Municipal, construído em 1884 e tombado pelo COMPPHARA (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara), é considerado um patrimônio da cidade junto com a Estação Ferroviária de 1885.

 

A artista plástica Euzânia Andrade, também membro do GEART, explica que o projeto prevê uma série de benfeitorias e que devem alcançar toda a população da cidade.

 

Entre os benefícios, está a democratização e acesso à cultura pra todos os cidadãos, além da articulação entre os conceitos de patrimônio histórico, memória e cidadania, práticas e pesquisas de diferentes áreas culturais e coletivas artísticas.”

 


Ela conta que a intenção do projeto é fazer do local um centro de formação e trocas de conhecimento, abrigando uma biblioteca temática e promovendo bate-papos, oficinas e palestras.

 

A proposta é integrar toda a classe artística. Inclusive, os artistas e coletivos participantes da iniciativa deverão ser selecionados por meio de editais, a fim de oferecer cursos gratuitos para a comunidade como contrapartida”, conta Euzania.

 

A economia solidária também está contemplada no plano. De acordo com a artista plástica, o espaço do Antigo Matadouro Municipal se tornará um estímulo, inserindo novas relações de trabalho e formação de público para as artes e cultura.

 

O projeto prevê a criação de estações de trabalho para o desenvolvimento de diversas linguagens artísticas, espaços expositivos e locais para apresentações de teatro e dança, artes circenses, entre outras.

 

Euzania lembra que o acesso à cultura deve ocorrer, por meio de ações das entidades federativas, como é o caso das plenárias do Orçamento Participativo, que dá voz à população.

 

Este é o momento de demostrar a nossa força. Para isso, convido a todos a participarem da plenária e apoiar essa iniciativa, que beneficiará não apenas a população da região, mas também toda a cidade. Até porque, entre o público-alvo estão artistas de todas as áreas, crianças, adolescentes, jovens, população da terceira idade, estudantes universitários, professores, entre outros”, reforça Euzania.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90