As festas juninas estão chegando e com elas as barracas, bandeirinhas, comidas típicas, jogos, músicas e fogueiras, as quermesses e toda a alegria que acompanha essa época do ano. No entanto, antes de iniciar a montagem das estruturas e enfeites, a população deve tomar cuidado com a rede elétrica, garantindo a segurança e o bem-estar de todos.
As áreas em que serão realizadas as comemorações devem ser escolhidas observando-se, em primeiro lugar, a segurança. Barracas, enfeites e fogueiras devem estar distantes da rede de distribuição e, para a montagem das barracas, por exemplo, a presença de um eletricista profissional é primordial para checagem das instalações elétricas do local.
Outro assunto preocupante é a prática de soltar balões. Além de ser proibido por lei, ao atingir instalações elétricas ele pode provocar graves acidentes e queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão e subestações de energia, geram a interrupção no fornecimento de energia para muitos consumidores, além de colocar em risco residências, matas e a vida das pessoas.
"No período de festas juninas, em que muitas pessoas participam da montagem de barracas e colocação de flâmulas coloridas, além de brincar na festa é muito importante que estejam conscientes sobre os riscos que a rede elétrica pode proporcionar. Nosso maior objetivo é promover a conscientização para que possamos contribuir para preservar vidas", ressalta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.
A iniciativa de conscientização faz parte da campanha Guardião da Vida, que convoca os clientes e prestadores de serviço a se tornarem parte do esforço de sensibilização da comunidade para a preservação da vida. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica, além de fornecer importantes dicas sobre segurança.
Veja as dicas da CPFL Paulista para garantir a segurança no período de Festas Juninas:
Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Fique atento ao manusear arames, escadas e outros materiais metálicos usados na montagem de barracas que, em contato com a rede elétrica, podem provocar acidentes.
Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes e nem coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos, em sua confecção, próximos da rede elétrica.
Não solte balões. Além de serem proibidos por lei, eles podem provocar acidentes graves se caírem em residências, matas, ou sob rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia e colocando em risco a vida das pessoas.
Nunca acenda fogueiras perto da rede elétrica. A alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia.
Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.
Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes da montagem do evento.
É recomendado utilizar os serviços de um eletricista profissional para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas).
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia está há 110 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.
Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.