Araraquara Agora Publicidade 728x90
02/06/2023 às 16h09min - Atualizada em 02/06/2023 às 16h09min

CPFL Paulista alerta para cuidados com balões, barracas e fogueiras em festas juninas

Companhia dá dicas de segurança durante a organização de quermesses e comemorações,

As festas juninas estão chegando e com elas as barracas, bandeirinhas, comidas típicas, jogos, músicas e fogueiras, as quermesses e toda a alegria que acompanha essa época do ano. No entanto, antes de iniciar a montagem das estruturas e enfeites, a população deve tomar cuidado com a rede elétrica, garantindo a segurança e o bem-estar de todos. 

As áreas em que serão realizadas as comemorações devem ser escolhidas observando-se, em primeiro lugar, a segurança. Barracas, enfeites e fogueiras devem estar distantes da rede de distribuição e, para a montagem das barracas, por exemplo, a presença de um eletricista profissional é primordial para checagem das instalações elétricas do local. 

Outro assunto preocupante é a prática de soltar balões. Além de ser proibido por lei, ao atingir instalações elétricas ele pode provocar graves acidentes e queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão e subestações de energia, geram a interrupção no fornecimento de energia para muitos consumidores, além de colocar em risco residências, matas e a vida das pessoas. 

"No período de festas juninas, em que muitas pessoas participam da montagem de barracas e colocação de flâmulas coloridas, além de brincar na festa é muito importante que estejam conscientes sobre os riscos que a rede elétrica pode proporcionar. Nosso maior objetivo é promover a conscientização para que possamos contribuir para preservar vidas", ressalta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia. 

A iniciativa de conscientização faz parte da campanha Guardião da Vida, que convoca os clientes e prestadores de serviço a se tornarem parte do esforço de sensibilização da comunidade para a preservação da vida. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica, além de fornecer importantes dicas sobre segurança. 

Veja as dicas da CPFL Paulista para garantir a segurança no período de Festas Juninas: 

  • Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

  • Fique atento ao manusear arames, escadas e outros materiais metálicos usados na montagem de barracas que, em contato com a rede elétrica, podem provocar acidentes.  

  • Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes e nem coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos, em sua confecção, próximos da rede elétrica.  

  • Não solte balões. Além de serem proibidos por lei, eles podem provocar acidentes graves se caírem em residências, matas, ou sob rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia e colocando em risco a vida das pessoas. 

  • Nunca acenda fogueiras perto da rede elétrica. A alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia. 

  • Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.  

  • Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes da montagem do evento. 

  • É recomendado utilizar os serviços de um eletricista profissional para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas). 

 Sobre a CPFL Energia  

 A CPFL Energia está há 110 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.  

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.  

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.  

 A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.  

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90