Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
02/06/2023 às 16h33min - Atualizada em 02/06/2023 às 16h33min

O que fazer em Araraquara no fim de semana?

Final de semana com música, cursos, teatro, oficinas, brincadeiras, palestra, dança, artesanato, exposições e cinema

Via Câmara de Araraquara
Foto: Marcos Fernando Berger Carvalho
Araraquara conta com uma agenda cultural diversa para o final de semana, de sexta (2) a domingo (4). A cidade tem atrações musicais, cursos, teatro, oficinas, brincadeiras, palestra, dança, artesanato, exposições e cinema.

Música

Tem show de lançamento nesta sexta-feira (2), no Sesc, a partir das 20 horas. A cantora e compositora Valéria Custódio apresenta seu novo álbum, Miragem. Composto somente por mulheres na produção e palco, aborda o lugar da mulher preta e artista na música brasileira. Grátis e sem retirada de ingressos.

Festival Florestar

De 2 e 18 de junho, o Sesc realiza a primeira edição do Festival Florestar, projeto que nasce com o objetivo de estimular a ocupação das áreas verdes das cidades e de propor reflexões sobre a importância desses espaços para a experimentação e aprendizagem. No sábado (3) e no domingo (4), das 14 às 18 horas, tem o curso “Gráfica Fitoterápica: Zine Herbário”. No sábado (3), espetáculo “Maria e os Insetos”. A oficina “Frotagem de Folhas” acontece na terça-feira (6), das 19 às 21 horas.

Música

No sábado (3), das 10 às 16 horas, tem Choro no Carmo, na Praça do Carmo.

Brincadeiras

Jogos, desafios, histórias, descobertas, construções e muitas possibilidades. Sempre uma nova surpresa que convida o público a se divertir e a compartilhar experiências. Entre os dias 3 e 18 de junho, sábados e domingos, das 10 às 12 horas, no Sesc, com educadores do Programa Curumim. Grátis.

Palestra

A partir das 14 horas do sábado (3), palestra de lançamento da Oficina Cultural “Saberes populares e resgate de Medicina Ancestral”, no Centro de Artes e Ofícios “Judith Lauand”, localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, 170, no Altos da Vila Xavier.

Tecnologia

No Sesc, tem Zona Game: Dados, Cartas, Tabuleiros e Jogos Virtuais, com educadoras do Espaço de Tecnologias e Artes, que disponibiliza videogames, computadores online e jogos de tabuleiro. Uma tarde para quem gosta de jogar. No sábado (3), das 14 às 16 horas, e no domingo (4), das 14h às 17h30.

Dança

Duplos é um projeto que tem como foco a improvisação entre linguagens – música e dança. Trata-se aqui da poesia envolvida entre corpos que se moldam e são conduzidos sem a segurança e a garantia de que algo determinado aconteça, mas sim pela certeza de que a atenção no encontro provocará a emergência de diversas camadas de uma relação. Com Estela Estrela, Flavio Lazarin, Talita Florêncio e Thiago Salas. No sábado (3), às 20 horas, grátis no Sesc. Retirada de convites no dia da atividade.

Ruas de Lazer

O projeto está de volta no domingo (4), das 10h30 às 12h30, na Área de Lazer Praça Juiz de Direito Luiz Olinto Tortorello, no Jardim Tamoio.

Kpop

A cultura pop oriental tem rodado o mundo por meio da música e da dança. Os encontros mensais do Sesc convidam jovens interessados no universo KPop, JPop, CPop e cultura Geek mundial. Para jogar, conversar e dançar. No domingo (4), das 14h às 17h30. Grátis e sem retirada de ingressos.

Choro das Águas

O domingo (4) marca o retorno do programa Choro das Águas, a partir das 15 horas, com Feira de Artesanato, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. Às 16h30, “Oficina de Chocalhos”, atividade infantil com Eduardo Marçal. E às 17h30, apresentação musical “De volta às raízes”, com Marcos Leiva.

Teatro

A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” apresenta a peça teatral “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (um brinquedo)”, com duas sessões: terça-feira (6), às 14 horas, e quarta-feira (7), às 10 horas. Classificação indicativa: 12 anos.

Fórum

No Palacete das Rosas “Paulo A. C. Silva”, sede da Secretaria Municipal de Cultura, ao lado da Prefeitura, no Centro, acontece o II Fórum “Lei Paulo Gustavo” - Município de Araraquara. Será na terça-feira (6), às 19h30.

Mostra Cultural

Na terça-feira (6), o Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto (CMEA-Basalto) recebe a Mostra Cultural que marca o encerramento do projeto artístico-cultural “De Palma em Palma” em Araraquara. O encontro, que integra a Semana Municipal do Meio Ambiente, terá como formato um núcleo de exposição com todos os materiais criados pelas crianças e também uma pequena apresentação de teatro de bonecos feitos de materiais recicláveis.

Linogravura

Nesta oficina, Vitor Pedroso ensina os princípios da gravura em relevo utilizando o linóleo como matriz. Semelhante à xilogravura, esta técnica permite reproduzir uma matriz em diferentes suportes. Cada participante, além de conhecer as diferentes ferramentas, tintas e impressões, poderá gravar sua matriz de linóleo e testar impressões. Na quarta-feira (7), no Sesc, das 18h30 às 21h30, no Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis, com entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

Pulseiras Kpop

Nessa atividade, os participantes poderão confeccionar a sua própria pulseira Kpop a partir de miçangas coloridas e pedras com letras. Crianças pequenas devem estar acompanhadas de responsável. Com Helena Aragão, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, na quinta-feira (8), das 14 às 16 horas. Grátis.

Espetáculo

Com Ricardo Malerbi, Camis Rivetti, Tatá Trivério, Anderson Pereira, Vera Abbud, Paola Musatti, Ricardo Cavadas e Giulia Cooper, “Cabaré do Impossível” é um espetáculo em formato varieté, que consiste em atos de mágica ou números circenses, encadeados pelas estupefantes Mestras de Cerimônia Emily e Manela. Os atos são selecionados de maneira a reunir a maior quantidade possível de categorias e linguagens dentro do universo do ilusionismo. Misturando efeitos de mágica clássica e contemporânea, o espetáculo traz até personagens do além. Na quinta-feira (8), das 16 às 17 horas, na Convivência do Sesc. Livre, grátis e sem retirada de ingressos.

Território da Arte

Na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, no Centro, tem exposição coletiva do Território da Arte de Araraquara. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, até 24 de junho, das 9 às 17 horas (com visitas mediadas).

Oficinas Culturais

O programa chegou ao Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão” na terça-feira (30). “Artesanato” e “Arteterapia” são os cursos escolhidos para atender especialmente mães atípicas, jovens e adultas autistas. A Oficina de Artesanato será realizada às terças-feiras, das 9 às 11 horas, propondo a produção de bijuterias e cestaria com materiais recicláveis. Já para “Arteterapia” será formado um grupo de encontro toda primeira terça-feira do mês, das 14 às 16 horas.

Exposição

Xilograffiti pode ser definida como uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão. Com assuntos de interesse popular – como a xilo e os cordéis, o grafite e o estêncil –, o programa explora as potencialidades de conexão entre diferentes artistas e públicos para provocar choques criativos estimulantes, tanto na teoria, como na prática. A mostra traz artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil e promove a valorização das cenas artísticas locais e seus atores através de diversas ações culturais, como a Feira de Zines e Artes Gráficas e o Projeto Outdoor. Visitação até 16 de julho, no Sesc, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Agendamentos pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone: (16) 3301-7528.

Cinema

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá):

  • A Pequena Sereia
  • Boogeyman – Seu Medo é Real
  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
  • Velozes e Furiosos 10

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo):

  • A Pequena Sereia
  • Velozes & Furiosos 10
  • Transformers O Despertar das Feras
  • Homem-Aranha Através do Aranhaverso
  • Super Mario Bros. O Filme
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90