Araraquara Agora Publicidade 728x90
31/08/2020 às 21h02min - Atualizada em 01/09/2020 às 15h29min

Doutor Lapena e Prado são confirmados candidatos a prefeito e vice em convenção

Por Willian Oliveira - Especial Eleições 2020

Com dois partidos, foi lançada na noite desta segunda-feira (31), a coligação “Endireita Araraquara”, que definiu a chapa que disputará a prefeitura de Araraquara nas eleições de novembro deste ano. Com isso, o ex-vereador e médico doutor Luís Cláudio Lapena Barreto (Patriota) e o ex-policial, coronel Wagner Tadeu Silva Prado (Podemos) são oficialmente candidatos a prefeito e vice, respectivamente.Os partidos que apoiam os candidatos ao 6º andar são Patriota e Podemos. Há previsão de que outros partidos ainda possam integrar a chapa.Na cerimônia os partidos que compõe a coligação fizeram suas convenções separadamente para escolha de candidatos a vereador e deliberações sobre a composição dessa coligação. Os dois partidose decidiram pela união e pelos nomes dos prefeituráveis.Esse ano a coligação acontece apenas na majoritária, quer dizer, na disputa para prefeito. Cada legenda segue independente na disputa pela Câmara.

Fala, candidato!

Para manter a igualdade entre os candidatos o Araraquara Agora optou por fazer as mesmas duas perguntas a cada um dos escolhidos em convenção para disputar a Prefeitura de Araraquara. Eles têm até dois minutos para responder às questões. A transcrição das respostas estarão nas reportagens de cada convenção e o vídeo com essas respostas, na íntegra, serão disponibilizados no portal Araraquara Agora, sempre no dia seguinte da realização das convenções e, posteriormente, também compartilhado nas redes sociais.

Araraquara Agora: Porque encarar esse desafio e ser candidato a prefeito de Araraquara?
Doutor Lapena: Minha trajetória política começou como vereador, foi um ciclo que se encerrou com dois mandatos, e eu me preparei para disputar o executivo. Eu acredito que nós temos um modelo de gestão que se mantém em Araraquara há 20 anos e são modelos nocivos para nossa cidade. Se nós tivéssemos um candidato que defendesse as ideias que nós defendemos, eu o estaria apoiando. Os candidatos que nós temos hoje não defendem o que nós acreditamos. Eu acho que é imperioso lançar uma visão diferente, uma visão que acredita que a prefeitura tem que ser enxuta, que as fundações, que as autarquias, e que a própria Prefeitura, não podem estar aparelhadas com centenas de comissionados. Nós temos que ter uma cidade com poucas secretarias, mas a prefeitura tem que prestar serviços de qualidade e, na minha opinião, isso não tem acontecido. Nós tivemos epidemia de dengue com o óbitos, nós temos uma cidade cheia de buracos, mato alto, temos pessoas passando dias na UPA aguardando uma vaga no SUS, então isso me constrange. Nós temos um grupo forte de pessoas qualificadas e o principal: nenhum desse grupo precisa da política para sobreviver.

Araraquara Agora: Quais as principais bandeiras e promessas de campanha?

Doutor Lapena: Nós queremos trabalhar para aumentar os números de leitos SUS, trabalhar para diminuir as filas de cirurgias, para não ter fila de gente na UPA esperando por uma vaga em hospital, nós queremos uma cidade com uma zeladoria adequada, uma cidade sem buracos, sem epidemias, nós queremos que as pessoas em Araraquara sintam orgulho de morar aqui.


Um dos adversários estava ao lado

Mais cedo, as 19h, na Câmara de Vereadores, aconteciam as convenções de PSC, PSD, Solidariedade, PCdoB, PT, Progressistas e PL. Nelas, os filiados decidiram por escolher Edinho Silva (PT) como candidato a prefeito, tentando a reeleição e seu quarto mandato e Damiano Neto (Progressistas), como vice, novamente. Se eleito, será seu segundo mandato. Os partidos integram a coligação “Cuidando de Araraquara”.As duas cerimônias tiveram restrições de acesso ao público devido às medidas de prevenção ao novo coronavírus. As atividades partidárias dos dois grupos políticos foram transmitidas pelas redes sociais.

Corrida eleitoral

A corrida eleitoral de Araraquara pode ter pelo menos 8 nomes na disputa para a prefeitura. Além das chapas Lapena/Prado e Edinho/Damiano, nos próximos dias podem ser confirmadas as candidaturas de Coca Ferraz, com Jair Martinelli de vice, Célio Peliciari (Psol), que terá o educador e cientista social Eudes Melo (Psol), padre Fernando Fraga (PTB), coronel Adalberto José Ferreira (Republicanos). O trio PDT, PSB e PV, também já afirmaram que saem juntos e definem seu candidato a prefeito nos próximos dias. Estão na disputa interna da coligação Pedro Baptistini (PDT) e Nino Mengatti (PSB). O PRTB já reafirmou algumas vezes que estará nessa disputa, mas o nome do candidato ainda não está definido. Todas as convenções devem acontecer até o dia 16 de setembro, de acordo com as regras eleitorais. Elas são obrigatórias e servem para que os filiados dos partidos definam seus representantes nas eleições.

Cobertura Araraquara Agora

O Araraquara Agora optou por fazer um texto base para cobrir todas as convenções partidárias em que forem definidos candidatos a prefeito e vice. A direção do portal também manterá atualizado o texto com os prefeituráveis e candidatos já definidos para manter o equilíbrio de força entre eles porque entendemos que a cobertura precisa, deve, e sempre será isenta de opniões. Nos manteremos firmes no propósito de pura e simplesmente informar, para que você escolha o melhor candidato para Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90