Araraquara Agora Publicidade 728x90
13/06/2023 às 06h44min - Atualizada em 13/06/2023 às 06h44min

Governo divulga alerta a empregados e empregadores: acesso ao eSocial agora é obrigatório

Sistema eletrônico só poderá ser acessado com contas gov.br prata ou ouro; entenda

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Leia Também:
Como economizar dinheiro de forma eficiente: estratégias práticas para alcançar suas metas financeiras.




Sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados, o eSocial agora só pode ser acessado por meio de contas Gov.br, usadas no Portal Único de Serviços do Governo Federal, dos níveis prata ou ouro. A mudança foi concluída nesta segunda-feira (12).

 

Tanto pessoas físicas como empresas precisam se ajustar às novas regras. Em dezembro do ano passado, o login tradicional, por meio de códigos de acesso, começou a ser descontinuado.

 

 

Motivo

 

 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pelo eSocial, o login por meio da conta gov.br garante mais segurança para empregadores e trabalhadores.

 

A folha de pagamentos de junho, que vence em 7 de julho, só poderá ser elaborada e fechada por usuários com login Gov.br.

 

 

Níveis de segurança

 

 

Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros.

 

login tem três níveis de segurança:

  • Bronze, para serviços menos sensíveis;
  • Prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais;
  • Ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.


 

As contas cadastradas exclusivamente com informações do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são consideradas nível bronze. Também tem esse nível o cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

As contas nível prata têm validação de uma dessas três fontes: biometria facial da carteira de motorista, cadastro Sigepe (no caso de servidores públicos) ou dados bancários de um dos sete bancos conveniados ao Portal Gov.br (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob).

 

Por fim, as contas validadas com biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) passam a ter nível ouro de segurança.

 

Os contribuintes com contas nível bronze podem elevar o nível de segurança do login, ao fazer as validações que conferem níveis superiores. Clique AQUI para obter mais informações sobre o procedimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90