Araraquara Agora Publicidade 728x90
23/06/2023 às 13h12min - Atualizada em 23/06/2023 às 13h12min

Confira as dicas gratuitas para curtir Araraquara no fim de semana

Têm atrações para toda a família: teatro, feiras, exposição, corrida e shows

Foto/Divulgação: Tcesp

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Comunicação, apresenta diversas dicas gratuitas para curtir a cidade no final de semana. A programação traz dicas para curtir a reta final dos espetáculos da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (SLAMC), as feiras de empreendedores com delícias e novidades, além de música com o Choro no Carmo e Choro das Águas. Tem também Campanha de Adoção de Animais e a Corrida Noturna com apresentação de pagode com os gêmeos ex-integrantes do grupo Karametade, Vavá e Márcio. Tudo gratuito, para toda família se divertir!

A agenda do final de semana começa com atividade nesta sexta-feira (23): em a GiraFeira, das 17h às 22 horas, na Praça dos Advogados. Arte, artesanato, brechó e culinária são as atrações da feira.

Sexta também tem duas atrações da SLAMC: começa às 19h no Plenário da Câmara Municipal, com a entrega do 1º Prêmio Magali Aparecida Merola – para o Artista Destaque, Álvaro Alves Filho. Na sequência, às 20h30, no Palacete das Rosas tem a apresentação do espetáculo "Ensaio para Dois Perdidos", com Éssa Companhia de Teatro (São Paulo/SP). A classificação é de 16 anos e a retirada de ingresso deve ser feita com uma hora de antecedência.

A agenda vem cheia de atrações no sábado (24). Das 8h às 18 horas, no Parque Infantil, tem a Feira Tô em Casa, com o tema "Arraiá Tô em Casa". Além de produtos artesanais, a feira também conta com o "Dia D Multivacinação", das 8 às 15 horas, com brinquedos, carreta da alegria e distribuição de algodão doce.  Também no Parque Infantil estará sendo realizada no sábado, das 9h30 às 13h, a Campanha de Adoção de Animais no Centro de Adoção Permanente Cão Gabriel.

A Praça do Carmo recebe chorinho e feira de gastronomia e artesanato com o Choro no Carmo neste sábado. O programa vai das 10h às 14 horas, com os expositores da Feira Pets & Veg. O chorinho do grupo Pedro Luiz Freitas Quarteto dá um tom especial a esse encontro, que conta ainda com o músico convidado Eloi Brito – a apresentação musical é das 11h às 13h.

Na noite do sábado, tem a Corrida Noturna, às 19h, com saída e chegada em frente à Arena da Fonte, na Praça Scalamandré Sobrinho. Foram 1.600 vagas gratuitas, preenchidas apenas quatro horas depois da abertura das inscrições. Mas quem não conseguiu assegurar a participação pode aproveitar a atração musical oferecida após a corrida, às 20h30: a apresentação será dos irmãos gêmeos Vavá e Márcio, com sucessos do grupo Karametade.

Ainda, no sábado chega ao fim a programação da SLAMC e, vale destacar que dia 24 de junho é aniversário do saudoso Luis Antonio. Cedo, às 9 horas, no Palacete das Rosas haverá a ação formativa "A Hystórya Embayxo das Unhas", com Juão Nyn. Nesta experiência, os participantes terão contato com diversas manifestações feitas em roda, mesclando canto, rito e representação, a fim de conhecer um pouco como pessoas indígenas utilizam o que chamamos de teatro, como ferramenta para manutenção das próprias culturas.

A festa de encerramento da SLAMC, no sábado, começa às 15h na Praça Pedro de Toledo e segue até 20 horas: é o Ponto de Encontro, com a Feira "Quem Garimpa Acha", e apresentação dos DJs Cecitunes e Amala. Além da feira de desapego e artesanato, várias delícias estarão incrementando esse ponto de encontro. E não vai faltar teatro: às 18 horas tem Teatro de Variedades com a apresentação do espetáculo "Azar do Valdemar", com Cia. dos Inventivos (São Paulo/SP). A trupe de artistas mambembes conta a história do desaparecimento de Valdemar e o público tenta recriar a sua trajetória. "Azar do Valdemar" é inspirado no romance "Viva o Povo Brasileiro" de João Ubaldo Ribeiro.

O Choro das Águas é atração do domingo (25) na Praça do Daae – Fonte Luminosa e tem início às 16 horas com a Feira de Artesanato, seguido pela recreação infantil às 16h30, e apresentação musical às 17h30.

Também no domingo, das 18 às 22 horas, a Feira do Pôr do Sol – "Edição das Luzes" acontece na Praça das Bandeiras. Arte, artesanato, brechó, culinária e desapego estão garantidos, assim como a música sob o comando do DJ Samuka! A discotecagem vai rolar solta com hits de várias épocas e estilos musicais.

Vale lembrar que a mostra de Artes Visuais, Território da Arte de Araraquara, se encerra na próxima semana. Ainda é possível conferir as atividades, como a exposição coletiva de artistas de todo país na Biblioteca Municipal Mário de Andrade que segue até este sábado, das 10h às 16 horas. Além disto, o Ateliê Aberto no CAOF, Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, na Vila Xavier, apresenta ainda Rafael Lopes nos dias 26, 27, 29 de junho, das 17h às 19 horas, com seu ateliê repleto de peças que remetem ao universo dos animes, bem como personagens mitológicos e cinematográficos, produzidos em argila de modelagem profissional própria para prototipagem utilizando técnicas e ferramentas de escultura.

As atividades têm o apoio ou a realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Coordenadorias Executiva de Cultura e de Acervos e Patrimônio Histórico), Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Toda a programação é gratuita e mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Araraquara e nos links que seguem abaixo.

 

Araraquara – agenda gratuita para curtir a cidade (23 a 25 de junho):

 

·         Sexta-feira (23 de junho)

 

17 às 22h: GiraFeira

Local: Praça dos Advogados (Rua Napoleão Selmi Dei, entre as Avs. Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez – Vila Harmonia)

 

19h: SLAMC - Sessão Solene de Entrega do 1º Prêmio Magali Aparecida Merola – Artista Destaque

Local: Plenário - Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro)

 

20h30: SLAMC - Espetáculo "Ensaio para Dois Perdidos", com Éssa Companhia de Teatro (São Paulo/SP)

Horário: 20h30

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

 

·         Sábado (24 de junho)

 

9h: SLAMC - Ação formativa "A Hystórya Embayxo das Unhas", com Juão Nyn (RN/SP)

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

 

9h30 às 13h: Campanha de Adoção de Animais

Local: Centro de Adoção Permanente "Cão Gabriel" (no Parque Infantil - Av. São Geraldo, s/nº, entre as Ruas 3 e 4 – Centro)

 

10h às 14h: Choro no Carmo com Feira Pets & Veg

Local: Praça do Carmo (Av. 7 de Setembro, entre Ruas João Gurgel e dos Libaneses – Carmo)

 

8 às 18h: Feira Tô em Casa - Tema "Arraiá da Tô em Casa"

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

 

15h às 20h: SLAMC - Ponto de Encontro - Feira "Quem Garimpa Acha", com DJs Cecitunes e Amala

Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes – Centro)

 

18h: SLAMC - Espetáculo: "Azar do Valdemar", com Cia. dos Inventivos (São Paulo/SP)

Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes – Centro)

 

19h: Corrida Noturna com show dos gêmeos Vavá & Márcio

Local: Praça Scalamandré Sobrinho (R. Mauro Pinheiro, s/nº - Vila Ferroviária)

 

·         Domingo (25 de junho)

 

16h: Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia - próximo ao Gigantão)

 

18 às 22h: Feira do Pôr do Sol – "Edição das Luzes"

Local: Praça das Bandeiras João Colturato "Zinho" (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

 

Território da Arte:

- Até sábado (24): exposição coletiva de 10 artistas selecionados de todo o país

Horário: sexta, das 9h às 17horas; no sábado, das 10 às 16 horas

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

 

- Ateliê Aberto com Rafael Lopes: dias 26, 27, 29 de junho, das 17h às 19 horas

Local: CAOF – Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 – Vila Xavier)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90