Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/06/2023 às 06h39min - Atualizada em 30/06/2023 às 08h17min

Começa hoje (30) pagamento do 2º lote de restituição do IR; veja se tem direito

Onde recebo? Confira

Por Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Leia mais:
Blitz vai abordar motoristas em vias de grande fluxo de Araraquara.
PM flagra jovens vendendo drogas na rua; menores foram apreendidos.




A Receita Federal começa a pagar hoje (30), o 2º lote de restituição do Imposto de Renda. Aproximadamente 5 milhões de contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

 

As consultas já tinham sido liberadas no último dia 23 de junho, no site da Receita. Vale lembrar que o lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

 

O pagamento será realizado na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

 

 

Atenção

 

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

 

Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

 

 

Quem tem direito?

 

 

A maior parte, cerca de 3 milhões de contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida.

 

Novidade na declaração a partir deste ano, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento da restituição.

 

O restante dos contribuintes tem direito a prioridade legal:

 

  • 130 mil idosos acima de 80 anos;
  • 978,3 mil entre 60 e 79 anos;
  • 70,5 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 468,8 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 

 

Veja se você tem direito

 

 

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90