Araraquara Agora Publicidade 728x90
03/07/2023 às 22h29min - Atualizada em 04/07/2023 às 06h01min

PGR é favor de separação de bens em casamentos de maiores de 70 anos

Justificativa é que medida garante o direito de propriedade do idoso e de seus herdeiros. Caso envolve recurso de um cônjuge para entrar na partilha de bens do falecido companheiro;

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-07/pgr-e-favor-de-separacao-de-bens-em-casamentos-de-maiores-de-70-anos

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou, nesta segunda-feira (3), ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer para garantir o regime de separação de bens nos casos de casamento ou união estável envolvendo idosos maiores de 70 anos.

 

O documento foi anexado ao processo no qual a Corte discute a constitucionalidade do artigo 1.641 do Código Civil, dispositivo que obriga a adoção do regime de separação de bens para quem tem mais de 70 anos.

 

Na avaliação do procurador-geral, Augusto Aras, a regra é constitucional por garantir o direito de propriedade do idoso e de seus herdeiros.

 

“Considerando a especial proteção a ser dada à pessoa idosa, é constitucionalmente legítimo o uso da idade como critério de diferenciação entre os indivíduos ou grupos sociais”, argumentou Aras.

 

O caso julgado pelo Supremo envolve o recurso de um cônjuge para entrar na partilha de bens do falecido companheiro. A união estável foi realizada aos 72 anos. A primeira instância da Justiça de São Paulo validou a divisão da herança, mas o entendimento foi anulado pelas demais instâncias.

 

O relator do processo é o ministro Luís Roberto Barroso. A data do julgamento ainda não foi definida.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-07/pgr-e-favor-de-separacao-de-bens-em-casamentos-de-maiores-de-70-anos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90