Araraquara Agora Publicidade 728x90
04/07/2023 às 07h13min - Atualizada em 04/07/2023 às 08h25min

Imposto de Renda: saiba quem recebe o 3º lote de restituição

Veja quando consultar e sacar o dinheiro

Direto da Redação
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Leia Ainda:
Assaltante apanha de moradores ao tentar roubar idosa em Araraquara.



O 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será o primeiro a incluir contribuintes que não são considerados prioritários. Os primeiros dois lotes foram destinados apenas às pessoas que faziam parte destes grupos.


Confira a ordem de quem terá prioridade ao 3º lote:

  • Contribuintes com prioridade legal que enviaram a declaração após 10 de junho ou que tiveram problemas e resolveram as pendências;
  • Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição por Pix, pois essas situações também são consideradas prioritárias;
  • Contribuintes sem prioridade. Quanto mais cedo a declaração foi enviada, maiores são as chances de entrar neste lote, desde que não haja pendências.

 

 

Quando?

 

 

A Receita Federal planeja fechar o 3º lote entre os dias 10 e 12 de julho. As informações e consulta sobre esse lote serão disponibilizadas a partir do dia 24 de julho. O pagamento está previsto para ocorrer em 31 de julho.

 

No terceiro lote, serão incluídos os contribuintes que não estavam entre os prioritários. Ainda há mais de 15,6 milhões de pessoas que devem receber restituição do Fisco, e haverá mais dois lotes até o final do ano, com pagamentos programados para o último dia útil de agosto e setembro.

 

Calendário de Pagamento da Restituição do IR 2023:

 

  • 1º lote: 31 de maio (pago)
  • 2º lote: 30 de junho (pago)
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

 


Como consultar

 

A consulta poderá ser feita a partir do dia 24 de julho na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

 

 

Pagamento

 

 

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

 

 

Caso não receba

 

 

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90