Araraquara Agora Publicidade 728x90
11/07/2023 às 15h15min - Atualizada em 11/07/2023 às 15h15min

Cinemas de Araraquara terão sessões para pessoas com deficiência

Cine Lupo e Moviecom passam a oferecer sessões adaptadas mensais para pessoas com deficiência física, intelectual, autismo e outras; sessões deste mês apresentam "Elementos" nos dias 15 e 23

As sessões de cinemas adaptadas às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral passam a ser uma realidade em Araraquara a partir deste mês. A Câmara de Araraquara aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Fabi Virgílio, que institui o Cinema Inclusivo como obrigatoriedade dos cinemas e, assim, passam a exibir mensalmente uma sessão adaptada para pessoas com deficiência (física, intelectual, autismo etc).

A primeira sessão será realizada no Shopping Lupo, no Cine Lupo, no próximo dia 15 (sábado) , às 14h30; enquanto a Moviecom, no Shopping Jaraguá, realiza uma sessão no próximo dia 23 (domingo), às 11 horas. Nos dois cinemas o filme exibido será "Elementos", da Disney.

Entre as necessidades para a sessão adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido. A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início - entre outras.

"Queremos que todos se sintam bem-vindos e à vontade para desfrutar dessa emocionante história de maneira inclusiva. Acreditamos que é fundamental criar espaços onde todos possam se sentir incluídos e confortáveis para desfrutar de momentos de lazer e entretenimento", aponta a direção do Cine Lupo.

É solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência - é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.
 

Filme 

Nas primeiras sessões do Cinema Inclusivo no Cine Lupo e na Moviecom, o filme exibido será "Elementos". De acordo com a Lei n° 10.816, de 31 de maio de 2023, "o filme a ser exibido deve ser apropriado às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes, transtornos ou doenças que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral".

O filme "Elementos" acompanha uma dupla improvável, Ember e Wade, em uma cidade onde moradores do fogo, da água, da terra e do ar vivem juntos. A jovem fogosa e o cara que segue o fluxo estão prestes a descobrir algo elementar: o quanto eles realmente têm em comum.

Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo "Aldo Pavão Junior", lembra que o Cinema Inclusivo é uma ferramenta poderosa para valorizar a diversidade e promover a inclusão, especialmente para indivíduos com dificuldades sensoriais, como pessoas autistas. "Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos.  Devemos apoiar e incentivar iniciativas que tornem não apenas o cinema, mas também outros espaços, uma experiência verdadeiramente inclusiva para todos, independentemente de suas dificuldades sensoriais ou necessidades específicas. Juntos, podemos criar uma sociedade onde todos tenham a oportunidade de se emocionar, se inspirar e se conectar através da arte."

Vale ressaltar que os valores do Cinema Inclusivo são: no Cine Lupo o ingresso é grátis para as pessoas com deficiência, enquanto os acompanhantes pagam meia-entrada; já na Moviecom, todos pagam meia-entrada.

O Shopping Lupo está localizado na Rua Gonçalves Dias, 543, no Centro de Araraquara, e o Shopping Jaraguá fica na Av. Alberto Benassi, 2270, no Jardim dos Manacás.

 
"Cinema Inclusivo" apresenta: "Elementos"


Local: Cine Lupo (no Shopping Lupo - Rua Gonçalves Dias, 543 – Centro)

Data: sábado (15 de julho)

Horário: 14h30

Valores: grátis para a pessoa com deficiência, acompanhantes pagam meia-entrada

 
Local: Moviecom (no Shopping Jaraguá - Av. Alberto Benassi, 2270 - Jardim dos Manacás)

Data: domingo (23 de julho)

Horário: 11 horas

Valores: todos pagam meia-entrada


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90