Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/07/2023 às 11h06min - Atualizada em 26/07/2023 às 11h06min

Mentiu? Código pode entregar trabalhadores que mentem para conseguir atestado médico

Entenda

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/ Freepik

 

Leia Também:
Curso gratuito de costura traz aulas práticas de máquina reta e overloque para Araraquara.
PAT de Araraquara tem vagas para setores imobiliário, comercial e de obras.




Os dias de quem tenta enrolar os médicos para conseguir atestados estão contados! A nova tática dos profissionais da saúde é utilizar um código especial para descobrir quando alguém está querendo dar "aquela desculpinha" só pra não ir trabalhar.
 

Funciona assim: quando você precisa de um atestado, o médico indica um CID (Classificação Internacional de Doenças), que indica o motivo da doença. Mas olha só, tem um código específico, o Z76.5, que serve de alerta quando o paciente não está realmente doente e apenas deseja dar uma escapadinha do trabalho.

 

E os médicos estão com o radar ligado na hora da consulta. Filipe Pacheco, especialista em medicina do trabalho e diretor da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), explica que eles descobrem a ação por meio de resultados de exames, informações contraditórias e outros sinais que o paciente apresenta.

 

Se o especialista desconfiar que o paciente está mentiu, ele indica o CID Z76.5, deixando claro que o indivíduo tá só fingindo estar doente.

 

Aí é que começa o aperto para o trabalhador mentiroso. Quando a empresa recebe o atestado com esse código, o médico do trabalho chama o funcionário para prestar contas.

 

Atenção: a empresa não pode simplesmente recusar o atestado sem antes ouvir o lado do trabalhador, tá?

 

Pacheco também ressalta a importância das empresas terem alguém de olho nessas ações, não apenas para questionar os atestados, mas também procura entender o que tá causando tantas ausências. Isso pode ser um sinal de problemas sérios na gestão ou um clima nada favorável dentro da empresa.

 

Então, fica ligado. Se você pensa em dar uma de esperto, pode acabar se dando mal. É melhor pensar duas vezes antes de querer tirar uma folguinha sem motivo, né?


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90