Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/07/2023 às 13h30min - Atualizada em 30/07/2023 às 13h30min

Procon Araraquara alerta sobre golpes relacionados ao programa "Desenrola Brasil"

Programa do governo federal foi lançado no dia 17 de julho e visa recuperar as condições de crédito de devedores

O Procon Araraquara alerta sobre golpes envolvendo o "Desenrola Brasil", programa do governo federal que está em vigor desde o dia 17 deste mês com o objetivo de recuperar as condições de crédito de devedores, bem como evitar novas situações de endividamento.

O programa visa disponibilizar às pessoas físicas, com dívidas inscritas entre 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022 nos órgãos de proteção ao crédito, melhores condições para quitação dos débitos junto às instituições financeiras. A adesão ao programa por credores, beneficiários e bancos é totalmente voluntária.  

A expectativa é de beneficiar até 70 milhões de pessoas e, diante deste cenário oportuno, os criminosos passaram a usar o nome do programa na tentativa de aplicar golpes através de e-mails, mensagens e até mesmo criando sites com cores e logotipos do "Desenrola Brasil".

Nesta etapa do programa não há site próprio para as negociações, portanto os devedores devem entrar em contato exclusivamente pelos canais oficiais dos bancos, nunca com terceiros, ou indo diretamente nas agências. Após o contato nos canais oficiais, caso seja enviado algum boleto, deve ser verificado na hora do pagamento se está sendo direcionado para a instituição financeira em que possui o débito.

Este procedimento também vale nos casos de pix, inclusive salientamos que nunca deve ser feito pagamento para pessoas físicas. Outra orientação é nunca clicar em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e patrocinados em sites de busca.

As denúncias podem ser feitas junto ao Banco Central, Procons e nas próprias instituições financeiras que tiveram os dados utilizados. Caso o devedor efetue algum pagamento fraudulento, deverá registrar o respectivo boletim de ocorrência e recorrer ao judiciário.

Procon Araraquara

O Procon Araraquara é o órgão de defesa dos direitos dos consumidores que atua no território do município, promovendo o atendimento às demandas dos consumidores, realizando a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços. Além disso, uma das funções mais importantes do órgão é a promoção de ações voltadas à educação para o consumo, ou seja, ações que apresentem aos consumidores os seus direitos, quais os canais para solução dos conflitos e ações que garantam um consumo consciente, inclusive do ponto de vista financeiro.

A sede do Procon fica na Rua Prof. Dorival de Oliveira, 164, Vila Ferroviária, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, fechado para almoço das 13h às 14h. O órgão também atende pelo Facebook e pelo Whatsapp (16) 99701-0120 ou pelo telefone (16) 3301-3131. O contato também pode ser feito através do e-mail [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90