Araraquara Agora Publicidade 728x90
10/08/2023 às 16h33min - Atualizada em 10/08/2023 às 16h33min

RolêFeira é atração deste domingo em Araraquara

21ª edição apresenta uma programação sobre a diversidade cultural brasileira, com música, lançamento de livro, capoeira e mais

Neste domingo, 13 de agosto, acontece a RolêFeira das 15 às 22 horas na Praça do Faveral. A 21ª edição trabalha o tema “Brasil com S” apresentando em sua programação a diversidade cultural brasileira, com muita música, lançamento de livro, roda de capoeira e oficina de chocalhos, sessão de cinema e exposição. 

A feira de economia criativa organizada pelo Coletivo Rolê, se consolida como a maior de Araraquara e região com 100 expositores e inova promovendo a inclusão: desde a edição anterior a comunidade surda pode fazer suas compras e participar das atividades mediadas por intérpretes de libras. Além disso, há a preocupação com a responsabilidade ambiental promovendo a Gestão de Resíduos em parceria com a Minhocaria, e a promoção de atividades esportivas ocupando a quadra da praça. Tudo isso para garantir diversão a toda a família e construir formas de consumo mais conscientes.

Fortalecendo a economia local e regional, a feira conta com empreendimentos em diversos segmentos como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração e outros. A feira recebe o público a partir das 15h.

A programação cultural tem início às 16h30 com aulão de capoeira com o grupo Abadá Capoeira. Aberta a todos os públicos, sob o comando do mestre Patrcik, o aulão experimental de Capoeira acontece nas quadras da praça, fomentando a cultura popular brasileira através do gingado, da dança, e da luta de resistência que a Capoeira traz. 

Às 17h o público infantil pode se divertir na Oficina de Chocalhos com o facilitador Eduardo Marçal. Utilizando materiais alternativos e recicláveis, os participantes construíram chocalhos  únicos e aprenderão noções básicas de ritmo e da cultura popular musical. 

Na sequência, às 17h30 a editora Letraria traz o Lançamento especial do livro: Meu pai também usa touca de cetim? , junto com  um bate papo com os autores Cintia Almeida da Silva Santos e Marcel Pereira Santos. A obra dá continuidade ao diálogo antirracista iniciado no livro “Minha mãe usa touca de cetim”, de Cintia Santos. Também haverá sessão de autógrafos!

O som começa a rolar às 18h com a discotecagem do DJ Maccedo que apresenta em seus sets muito afrobeat, groove, soul, macumbadélica, MPB, Samba, RAP, House, & Funk.

E vai ter cineminha!! A RolêFeira recebe às 19h30, em parceria com a Unesp Araraquara, a 11ª Mostra Ecofalante de Cinema, um projeto de exibições a céu aberto que apresenta o curta/documental 0,2 Miligramas de Ouro Brasil (2021) do diretor Diego Quindere de Carvalho.

Durante toda a feira tem Exposição do Projeto Encruzilhada Futurista - Travada à céu aberto, um projeto de residência artística, afetação cultural e moda, pensado desde 2019 por artistas racializados, trans e dissidentes sexuais na cidade de Araraquara. O projeto se propõe a criar narrativas que subvertem a hegemonia branca cis-heteronormativa através de concepções de roupas usando a técnica de upcycling e transmutação têxtil.

Fechando a programação, a partir das 20h30, o bailinho Rolê é com S de Samba! O show com Eloi Brito Quarteto: a música instrumental brasileira, promete aquecer os corações e colocar todo mundo para dançar. O repertório apresenta composições de artistas consagrados do Samba, Choro, Baião e Maxixe. O bandolinista, Elo Brito, em sua execução carrega grande influência do mestre Hamilton de Holanda, uma escola  moderna que carrega a improvisação como elemento característico, além de ter como  referência grandes nomes da música popular brasileira, como Jacob do Bandolim,  Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Dona Ivone Lara, Hermeto Paschoal, Luiz Gonzaga, Ernesto Nazareth, entre outros.

A 21ª edição da RolêFeira conta com o apoio da Minhocaria na gestão de resíduos, FCLAR - Unesp Araraquara e Projeto Ecofalante, Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart, Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90