Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/08/2023 às 07h04min - Atualizada em 16/08/2023 às 07h36min

Polícia Federal deve interrogar hoje (16) hacker de Araraquara

Preso, Walter Delgatti Neto deverá ser transferido nesta quarta para Brasília

Direto da Redação
Foto: Reprodução/Twitter

Leia Também:
Golpe do falso filho: mãe perde R$ 10,4 mil em Araraquara.




O hacker de Araraquara Walter Delgatti Neto deve ser interrogado pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (16). Delgati foi preso em Araraquara no início do mês e será transferido para Brasília para prestar depoimento. Segundo o Blog da jornalista Andréia Sadi, o depoimento foi agendado para às 13h no Distrito Federal.

 

 

Perfil de Walter Delgatti Neto: Ações e Depoimentos Detalhados

 

 

O hacker de Araraquara Walter Delgatti Neto voltou a ser alvo da Polícia Federal em janeiro deste ano. O motivo foi sua invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, na qual inseriu um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Dentro desse mandado, havia até mesmo a inscrição "faz o L", fazendo referência ao slogan de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Em sua versão dos eventos, Delgatti alegou que o documento fraudulento foi elaborado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

 

Essa ação resultou em uma operação policial que não apenas prendeu Delgatti, mas também conduziu a busca e apreensão em residência e gabinete da deputada Carla Zambelli.

 

A operação teve autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também determinou a apreensão do passaporte da parlamentar e bens acima de R$ 10 mil.

 

Antes de sua prisão, Delgatti forneceu informações à Polícia Federal durante um depoimento em junho, cujos detalhes vieram à tona.

 

Entre as revelações feitas por ele estavam:
 

  • Um encontro com Carla Zambelli em setembro de 2022, às vésperas da eleição, onde ela supostamente solicitou que ele invadisse a urna eletrônica ou sistemas da Justiça brasileira para demonstrar vulnerabilidades nos sistemas;
  • Sua tentativa de invadir a urna eletrônica, frustrada devido à ausência de conexão do código fonte a uma rede de computadores;
  • O pedido subsequente de Zambelli para invadir o celular e e-mail do ministro Alexandre de Moraes, com o objetivo de encontrar conversas comprometedoras. Delgatti afirmou que já havia acessado o e-mail de Moraes em 2019, sem sucesso;
  • Acesso obtido por Delgatti ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, onde ele concebeu a ideia de emitir um falso mandado de prisão em nome de Moraes. Ele afirmou que, ao compartilhar essa ideia com Zambelli, ela lhe enviou um texto para ser publicado, mas com erros de português. Delgatti ajustou o texto e emitiu o mandado, incluindo o bloqueio de bens equivalente à multa aplicada ao PL;
  • Sua participação em um encontro com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, em agosto de 2022, após ser conduzido por Zambelli.
  • Os recentes desenvolvimentos ampliam a compreensão sobre o envolvimento de Delgatti Neto em eventos complexos e controversos, que continuam a chamar a atenção do público e das autoridades.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90