Araraquara Agora Publicidade 728x90
18/09/2023 às 15h29min - Atualizada em 18/09/2023 às 15h29min

Artistas internacionais participam de festival de dança em Araraquara

Evento conta com oficinas gratuitas e inscrições já estão abertas por meio da internet; veja como se cadastrar

Alejandra Diaz - Foto: Xoan García

Um time de artistas de outros países estará em Araraquara participando do FIDA 2023 – Festival Internacional de Dança de Araraquara no período de 22 a 30 de setembro. O festival realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart tem programação gratuita.

A programação conta com oficinas, espetáculos e um encontro. Entre os artistas internacionais estão: Luis Alonso-Aude (Cuba/Brasil), Alejandra Diaz (Paraguay), Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha), Rhys Dennis (Inglaterra).

As oficinas são: "Corpo Zero. Energia e presença na construção do corpo em cena", com Luis Alonso-Aude (no Senac Araraquara, de 26 a 28, das 9h às 12h – atividade destinada aos alunos do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara); "Balé Contracolonial", com Alejandra Diaz (na Art Dance Academia de Ballet, de 26 a 28, das 15 às 17h); Oficina de Dança Contemporânea "Improvisação e Composição:  Mover-Se e Ser Movido", com Dasha Lavrennikova (EMD-Escola Municipal de Dança, dia 27, das 15h30 às 17h30); "O Corpo Fala Mais Alto", com Rhys Dennis (EMD, dia 28, das 9h30 às 11h30).

Já os espetáculos contam com: "Echo", com Rhys Dennis (Teatro Sesc Araraquara, dia 27, às 20h); e "Na beira do mundo. Do outro lado de mim", com Dasha Lavrennikova e Rafael Rocha (Teatro Sesc Araraquara, dia 28, às 20h). Os ingressos gratuitos serão distribuídos no Sesc Araraquara, uma hora antes do início da apresentação.

Ainda, os artistas internacionais participam da Cena Insolente, mesa "Curadoria e artistas na América Latina - por uma ética da solidariedade" e "Encontro com programadores de Festivais Latinoamericanos", com as curadoras convidadas: Alejandra Díaz (Créar En Libertad/ Paraguay), Luís Alonso (FILTE/Brasil) e Adriana Banana (FID/Brasil), com a mediação da curadora do FIDA 2023, Gilsamara Moura.

A 23ª edição do FIDA - Festival Internacional de Dança de Araraquara, entre os dias 22 e 30 de setembro, apresenta o tema "Dançar sonhos manifestos", em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio: Unesp, Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Prefeitura de Matão, Casa Pipa, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Novo Hotel Municipal e Amigos da Arte. O evento é realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA.

O festival apresenta programação gratuita com atividades que focam em ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais, com a curadoria compartilhada entre Ailton Krenak - liderança indígena, escritor, pensador e membro da Academia Mineira de Letras - e a artista-docente Gilsamara Moura - atual vice-diretora da escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para as inscrições gratuitas nas oficinas é necessário o preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023 ; enquanto que para os espetáculos os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida e redes sociais FIDA (instagram.com/fidaararaquara e facebook.com/FIDAARARAQUARA ).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90