Araraquara Agora Publicidade 728x90
11/12/2023 às 08h33min - Atualizada em 11/12/2023 às 08h33min

Você sabe o que é o termo ‘dezembrite’? Entenda

Psicóloga Soraya Del Grossi explica as características

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/ Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.


 

Leia ainda:
Comércio de Araraquara terá horário especial de Natal a partir de hoje (11).
Linhas do transporte coletivo terão itinerários alterados em Araraquara; veja o que muda.




Após 12 meses corridos, repletos de afazeres, projetos, filas, cabeça quente e cronogramas, o fim do ano chegou. Para muitas pessoas, ele vem acompanhado da “dezembrite”. Um sentimento de tristeza, uma espécie de depressão natalina. Essa sensação ocorre por conta do estresse do ano, mas também da agenda cheia de festas e confraternizações. Se identificou com o termo? Pois você não está sozinho.

 

A psicóloga Soraya Del Grossi explica que é importante identificar o sentimento de angustia nesta época do ano. “Ele ocorre, principalmente por conta das festividades de final de ano, do Natal, Ano Novo e as confraternizações nas empresas”.

 

O que acontece é que existe uma cobrança por trás dessas festividades de você estar bem, de estar feliz o tempo todo. Isso tudo gera uma angustia, uma ansiedade muito grande”, ressalta.
 

 

Outro ponto é a ansiedade de terminar um ano, finalizar um ciclo. Não é tão fácil quanto parece. “O ser humano não lida bem com o término das coisas, mas 2024 vai chegar”.

 

É época em que as pessoas se questionam: "Será que eu consegui finalizar tudo que o tinha na minha lista?”, lembra a psicóloga Soraya Del Grossi.
 

 

Fato é que realizando que foi programado ou não, o ano vai terminar de qualquer maneira. A dica é "pegar leve" nas resoluções. “Que o próximo ano, a sua lista seja possível de ser cumprida”.

 

De repente é uma lista que você colocou uma régua muito alta, com grandes expectativas. Lidar com tudo isso faz com que muitas pessoas fiquem angustiadas nesta época do ano”, finaliza.
 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90