Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/09/2020 às 17h36min - Atualizada em 26/09/2020 às 14h13min

Terminal e Praça Santa Cruz terão postos de coleta para testes sorológicos

O Terminal Central de Integração (TCI) e a Praça Santa Cruz terão equipes de Saúde organizadas para a coleta de testes sorológicos, com o intuito de testar em massa a população. A medida, que faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19, ocorre a partir desta segunda-feira (28). O município deve ampliar a taxa de testagem, que hoje é de 13.085 por 100 mil habitantes. 

De acordo com a secretária municipal Eliana Honain, a partir desta segunda-feira (28), equipes da Saúde estarão organizadas em postos de coleta no Terminal Central de Integração (TCI) e na Praça Santa Cruz, para testagem em massa da população. Serão feitas coletas de amostras para exames das 7 às 8h30, com distribuição de 75 senhas diária em cada um dos postos, totalizando 150 testes diários. Todo o processo será feito com segurança, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários, sem aglomeração e com distanciamento entre um paciente e outro.

“Será feita coleta de sangue venosa, mediante apresentação de senha, e o exame garante resultado para IGG e IGM, ou seja, o teste vai apontar a pessoa que está com a Covid-19 e a pessoa que já teve contato com o vírus. Depois da coleta, todos serão orientados a acessar o resultado do exame através de um aplicativo que ele vai saber como ter acesso ali, durante este atendimento. E depois, dependendo o resultado do exame, ele também saberá como proceder para ter toda a assistência em saúde necessária”, detalha Eliana Honain.

Ainda segundo ela, além da testagem em massa em pontos de grande circulação, o plano também amplia o protocolo de isolamento e monitoramento dos casos e contatos de Covid-19, com testagem dos contatos domiciliares na própria residência. “Vamos testar todos os moradores da mesma residência dos positivados e, ao final do 14º dia de isolamento, todos passam por teste novamente, antes de serem liberados. Dessa forma, além de intensificar monitoramento do estado clínico, estaremos fiscalizando o cumprimento da quarentena. Hoje temos muito problema com familiares de positivados que não cumprem o isolamento social necessário para se evitar a transmissão do vírus”, pondera Eliana, acrescentando que as visitas residenciais de equipes médicas e das equipes de enfermagem, além da consulta por telemedicina também serão intensificadas.

Atualmente, as equipes de enfermagem realizam 180 visitas domiciliares por semana e a meta é chegar a 420 visitas com as mudanças. No caso das visitas das equipes médicas, elas passarão das atuais 84 visitas domiciliares por semana para 190 visitas.

O não cumprimento do isolamento também vai render multa aos positivados e seus comunicantes, de acordo com legislação municipal que está entrando em vigor. Assim como o não uso adequado da máscara em espaços públicos e a promoção de aglomeração em áreas de lazer e similares também vão render multa a pessoa física. As novas regras e penalidades adotadas pelos órgãos fiscalizadores do cumprimento da quarentena serão regulamentadas através de decreto municipal que está sendo concluído e será publicado nas próximas horas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90