Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/01/2024 às 10h19min - Atualizada em 15/01/2024 às 10h19min

Saúde prevê realização de 26 mil procedimentos de saúde em regime de mutirão em Araraquara

Nova fase do programa Saúde Cidadã realiza consultas médicas, cirurgias eletivas e exames represados, para pacientes do SUS

Divulgação/Prefeitura Araraquara
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.




A Secretaria Municipal de Saúde lançou oficialmente a nova fase do programa municipal Saúde Cidadã. Criado em 2017, o Saúde Cidadã é uma ação programada para agilizar, em regime de mutirão, a realização de consultas médicas, cirurgias eletivas e exames represados, para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), em parceria com a Santa Casa de Araraquara e outros prestadores de serviços.

 

 

Realizados 20 mil procedimentos

 

 

No primeiro ano, o programa Saúde Cidadã realizou mais de 20 mil procedimentos em Araraquara. No final de 2021, foi lançada uma nova fase, o Saúde Cidadã – Pós-pandemia, que priorizou exames e cirurgias eletivas que haviam ficado represadas durante o período crítico da pandemia, somando mais de 10 mil procedimentos realizados.

 

Nesta nova fase, estão sendo investidos R$ 59,9 milhões que foram liberados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, estabelecidos pela Portaria MS/GM nº 1.678, de 27 de outubro de 2023.

 

 

Mutirões


 

Os mutirões já começaram em novembro e estão em andamento. Já foram agendadas, segundo balanço preliminar da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 4 mil consultas e foram realizadas cerca de 200 cirurgias em diferentes especialidades.

 

Para o prefeito Edinho, o programa Saúde Cidadão reforça que a união de forças da cidade torna possível o enfrentamento de problemas. Ele lembrou que muitas consultas e exames e cirurgias eletivas ficaram represadas durante a pandemia, porque a Prefeitura teve que voltar todos os seus investimentos para salvar vidas; foram R$ 120 milhões de recursos próprios direcionados ao enfrentamento da Covid-19. Neste momento, as filas de procedimentos estão avançando.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, o objetivo dessa fase, que já teve início em novembro, é realizar cerca de 26 mil procedimentos para atender às principais demandas reprimidas, incluindo exames de ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopias, colonoscopias, cirurgias ortopédicas, cirurgias de otorrinolaringologia e cirurgias gerais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90