Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/01/2024 às 10h45min - Atualizada em 17/01/2024 às 10h45min

Cultura abre edital para apoio aos blocos de rua do Carnaval 2024 em Araraquara

Confira o período de inscrições e os requisitos

Divulgação/Prefeitura Araraquara
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.




Estão abertas as inscrições para a celebração de parcerias junto a blocos carnavalescos de caráter popular e de rua. Os blocos interessados devem efetuar a inscrição no período de 16 de janeiro a 23 de janeiro deste ano.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, a ideia é fomentar os blocos livres formados espontaneamente, a partir de iniciativas individuais ou coletivas, com objetivo de resgatar características tradicionais do Carnaval, como as Marchinhas, bem como a ocupação de praças e ruas pela cidade.

 

Proporcionar também lazer e cultura gratuita a toda população de Araraquara de modo a diversificar a programação de Carnaval oficial do município valorizando todas as formas de expressões típicas do Carnaval, em consonância com as novas tendências de celebração desta que é a maior manifestação cultural do Brasil”, ressalta.
 

 

 

Atenção Blocos!

 

 

As inscrições virtuais estarão abertas no período de 16 de janeiro de 2024 até às 23h59 do dia 23 de janeiro de 2024 pelo e-mail: [email protected].

 

Além da documentação solicitada no edital, os proponentes devem apresentar a proposta com:

  • Identificação e histórico do bloco;
  • Sinopse com repertório e identidade do bloco;
  • Local de concentração, trajeto e local de dispersão;
  • Estimativa de público no cortejo;
  • Cronograma com data e horários de concentração, trajeto e dispersão.

 

 

Para a avaliação das propostas serão considerados os seguintes critérios: compatibilidade com a proposta do edital, originalidade da proposta e condições técnicas adequadas ao espaço proposto.

 

Os proponentes selecionados deverão participar de até 3 reuniões com data e local a serem definidos pela Secretaria de Cultura para tratar de organização de cronograma e demais condições. A não participação implicará em desclassificação do proponente.

 

A diferença do edital deste ano para o de 2023, é que os blocos carnavalescos serão divididos em duas modalidades, sendo:

 

  • Modalidade I:

Blocos estreantes ou blocos veteranos que tenham contabilizado até 1.000 pessoas durante o cortejo de anos anteriores, aferidos pelas Secretaria de Cultura, Secretaria de Comunicação e/ou Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública;

 

  • Modalidade II:

Blocos veteranos que tenham contabilizado a partir de 1.001 pessoas durante o cortejo de anos anteriores, aferidos pelas Secretaria de Cultura, Secretaria de Comunicação e/ou Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

 

Serão aprovadas até sete propostas que alcançarem maior pontuação, sendo que as propostas aprovadas na modalidade I receberão o valor bruto de R$ 4 mil e as aprovadas na modalidade II receberão o valor bruto de R$ 8 mil.

 

Os recursos poderão ser utilizados pelos proponentes para contratação de carros de som, mini trios elétricos, pagamento de cachês artísticos, estrutura de som e iluminação para o cortejo, banheiros químicos e serviço de segurança.

 

Vale destacar que os selecionados também contarão com a cessão de três banheiros químicos para o local de concentração e até cinco seguranças privados para acompanhar o bloco durante a concentração e o percurso, encerrando o seu trabalho na chegada do cortejo ao ponto de dispersão.

 

A relação de projetos selecionados será divulgada no site oficial do município, em “Acesso Rápido”, na aba “Editais da Cultura”.

 


Anotou?

 

  • Inscrições para blocos carnavalescos de caráter popular e de rua (Carnaval da Paz e Cidadania 2024)

Período de inscrição: 16 de janeiro a 23 de janeiro;

Inscrições: inscrições virtuais pelo e-mail [email protected].

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90