Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/02/2024 às 10h21min - Atualizada em 15/02/2024 às 10h21min

Fevereiro Roxo: campanha promove conscientização sobre doenças crônicas

Especialista alerta para a importância do tratamento do Alzheimer

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.

 





A campanha Fevereiro Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre algumas das principais doenças crônicas, como fibromialgia, Alzheimer e lúpus. Segundo a geriatra especialista em cuidados paliativos Dra. Maria Carolyna Fonseca Batista Arbex, o mês também serve para destacar a importância de identificar essas enfermidades ainda em estágios iniciais.

 

São doenças que têm um impacto significativo na vida das pessoas e de seus cuidadores, portanto, o conhecimento é a chave para lidar de maneira eficaz com as inevitáveis consequências. Daí a importância da campanha, que ao ajudar no diagnóstico precoce, consequentemente, também auxilia no controle do avanço da doença e em tratamentos mais eficazes”, diz a especialista.
 


No caso do Alzheimer, Dra. Maria Carolyna explica ainda se tratar de uma condição desafiadora, pois embora o tratamento possa desempenhar um papel crucial em retardar sua progressão, a condição continua a interferir na memória, no pensamento e no comportamento, o que sempre afeta os familiares e amigos do paciente.



Dicas para familiares de pacientes com Alzheimer

 


Diante desse cenário, a geriatra separou algumas dicas valiosas para a família ou até mesmo os cuidadores de pessoas que precisam lidar diariamente com os desafios do Alzheimer.
 

  • Busque ajuda profissional: consultar um especialista em cuidados paliativos é fundamental para obter orientações adequadas sobre o tratamento e o manejo da doença;
  • Estabeleça uma rotina: manter os afazeres de maneira estruturada pode ajudar na segurança e no conforto do paciente;
  • Promova a comunicação: mesmo em estágios avançados, manter uma comunicação afetuosa e não verbal é vital para o bem-estar emocional do paciente;
  • Lembre-se de você: cuidadores também precisam de apoio, seja por meio de grupos, terapia ou pausas regulares para descanso.


Para Dra. Maria Carolyna, o Fevereiro Roxo é uma data imprescindível no calendário de campanhas anuais, pois relembra sobre a importância de estar ciente das doenças crônicas e da necessidade de sempre oferecer apoio aqueles que enfrentam esses problemas.

 

Assim, conscientizamos que mesmo diante dos desafios ainda é possível proporcionar qualidade de vida a todos os envolvidos, desde que haja uma abordagem cuidadosa e afetuosa”.
 


 

  • Formada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP -Universidade Federal de São Paulo), especialista em Geriatria pela UNIFESP e SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), mestre em Ciências da Tecnologia e Atenção à Saúde pela UNIFESP e especialista em Cuidados Paliativos pela Organização Latinoamerica Pallium e Universidad Del Salvador. É médica assistente do Ambulatório de Memória e Geriatria da Universidade de Araraquara (Uniara).

 

Foto da Capa/ Imagem de Freepik

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90