Araraquara Agora Publicidade 728x90
21/02/2024 às 12h19min - Atualizada em 21/02/2024 às 12h19min

Brasileiros gastam mais com carros do que com alimentação; especialista explica

‘Brasileiro tem um apego emocional’, diz especialista

Foto Ilustrativa/ Do Portal do Governo SP
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.




Um levantamento feito pelo Índice de Potencial de Consumo – IPC Maps, identificou que o brasileiro vem gastando mais com o carro do que com alimentação desde de 2020 e se mantém constante até os dias atuais.


Segundo o especialista em automóveis, Gustavo Mariotto, os principais gastos são com aquisição de veículos, lavagens, pneus, peças e tudo que inclui a vida útil do automóvel. “As ações de aquecimento da venda de carros adotadas no Brasil também são favoráveis para a referida alta. Isso porque quando há aquisição de veículos, cada novo carro equivale a uma grande movimentação para toda a cadeia do setor”, explica.


Ainda segundo a pesquisa, temos como tendência manter, pelos próximos anos, um sugestivo cenário econômico com projeções para o setor automotivo, composto por consumidores que gastam mais com carros do que com comida. Até o final de 2023 o setor movimentou R$ 731,7 bilhões, o equivalente a um crescimento de 9,2% em relação a 2022.


Por fim, o levantamento apurou, ainda, que dentro da expansão do setor automotivo é evidente o aumento do número de lojas de comércio, reparação de veículos e artigos relacionados. De acordo com os dados, esses serviços registraram alta de em torno de 5,3% de 2022 para 2023. Atualmente no Brasil, existem 909.122 empresas automotivas espalhadas pelo Brasil com todos os tipos de serviços.

 

“Vale ressaltar que o Brasileiro tem um apego emocional maior com carro e antes da compra pensa em todas as situações, como seguro, IPVA e custo benefício, o que não é errado. Atualmente, o carro é um ótimo investimento e a população está percebendo isso cada vez mais”, finaliza Gustavo.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90