Araraquara Agora Publicidade 728x90
08/03/2024 às 11h41min - Atualizada em 08/03/2024 às 11h41min

Unidade de Saúde da Família de Araraquara promove ação com exames e orientações sobre o pé diabético

Entenda a importância e participe

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.




A Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Laranjeiras II realizará uma ação voltada para exames e orientações sobre o chamado pé diabético. A mobilização, denominada "Meu pé, minha vida", está marcada para está quarta-feira (13), das 13h às 16h, na própria unidade, que fica na Rua Pompílio Marques Gouveia, s/n, Parque Laranjeiras.

 

 

Importante



A campanha se deu pelo fato de o maior ponto de atenção da pessoa diabética ser o pé, que sofre uma série de alterações em caso de diabetes não controlado. Esse membro pode ter úlceras diabéticas com difícil adesão ao tratamento, que é prolongado, o que ocasiona algumas sequelas e até mesmo amputações.

 

Isso aumenta as limitações e faz o indivíduo se tornar dependente de outras pessoas, necessitando de ajuda para os cuidados e atividades gerais do dia a dia, além da saúde mental, que fica comprometida, causando baixa autoestima, depressão, tristeza e adoecimento.



O projeto "Meu pé, minha vida" é uma iniciativa da própria equipe médica da USF Laranjeiras II e conta ainda com a colaboração da fisioterapia da Unip. "O projeto visa seguir o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que determina a realização de exames e consulta médica de rotina semestral e consulta anual com oftalmologista com o propósito de amenizar os impactos pela diabetes na vida do indivíduo", explicou a enfermeira explicou a enfermeira Thais Fátima Aissa, uma das organizadoras da ação ao lado das outras integrantes da equipe médica.


Segundo ela, o pé diabético é uma das complicações mais graves da diabetes. "
Muitas vezes, o paciente aparece aqui na unidade de saúde com úlceras nos pés, unhas mais quebradiças, sem sapatos adequados e em uma situação agravada do quadro, por isso uma ação como essa é extremamente importante. Esse é o momento de intensificar a atenção", concluiu Thais.

 

 

Anotou?

 

Mobilização, denominada "Meu pé, minha vida":
Exames e orientações sobre o chamado pé diabético.

 

  • Quando? Quarta-feira, 13 de março;
  • Onde? USF Parque Laranjeiras II, que fica na Rua Pompílio Marques Gouveia, s/n, Parque Laranjeiras;
  • Horário: Das 13h às 16h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90