Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/03/2024 às 09h17min - Atualizada em 14/03/2024 às 11h30min

Dia Mundial do Rim 2024: campanha busca conscientizar sobre a importância do acesso ao tratamento adequado

Tema deste ano é 'Saúde dos Rins - Exame de Creatinina' para todos

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.


Leia Ainda:
Pediatra orienta os principais cuidados com crianças e prematuros durante o outono.
Aumento nos casos de dengue demanda maior atenção com a população idosa.

 




Celebrado em 14 de março, o Dia Mundial do Rim 2024 tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do acesso ao tratamento para as pessoas que vivem com doença renal. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) revelam que cerca de 3,1 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com algum tipo de problema nos rins, sendo que 1 em cada 10 mortes por ano é atribuída à Doença Renal Crônica (DRC).


Pensando nisso, o tema deste ano é “Saúde dos Rins – Exame de Creatinina para todos”, o que, segundo o nefrologista Henrique Carrascossi reforça a importância de avaliar a função renal e identificar precocemente qualquer problema.

 

Essa análise é indicada para pessoas de todas as idades, mas especialmente aquelas com fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes, histórico familiar da doença ou ainda aquelas que façam uso prolongado de medicamentos que possam afetar a função dos rins”.
 

 


Além dos exames preventivos, Carrascossi também alerta para a necessidade de se manter um estilo de vida saudável, que preserve a saúde dos rins, o que inclui uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas. Garantir que a pressão arterial, obesidade e demais condições estejam sob controle também é indispensável.


A SBN informa ainda que a DRC é, desde 2019, a 7ª principal causa de morte em todo o mundo. Entre 5 e 11 milhões de pessoas morrem anualmente devido a problemas nos rins, especialmente em locais com poucos recursos, devido à lesão renal aguda ou à falta de acesso à tratamentos adequados para insuficiência renal.

 

 

“Portanto, o dia de hoje não serve apenas para conscientizar os pacientes, mas também para alertar sobre a necessidade de maiores investimentos em políticas públicas, que garantam mais assertividade em rastreamento, diagnóstico e tratamento de qualidade. Fortalecer os profissionais e centros de saúde é essencial para melhorar o acolhimento e bem-estar daqueles com DRC”, explica Carrascossi.
 



Importância do diagnóstico precoce

 


A doença renal é muito caracterizada pela sua lenta progressão, o que permite que o organismo se adapte à diminuição da função renal. Dessa forma, embora não exista cura para a doença renal crônica, um diagnóstico precoce possibilita um tratamento que possa retardar ou interromper a progressão do problema.


Caso haja sintomas como diminuição do volume ou alteração na cor da urina, dificuldade de concentração, diminuição do apetite ou incômodo ao urinar, a recomendação é procurar a ajuda de um nefrologista. Inchaço nos olhos, tornozelos e pés, dor lombar, fraqueza, enjoos e vômitos também são sinais que merecem atenção.


  • Henrique Carrascossi é médico nefrologista formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva, com residência médica e título de especialista em nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Associação Médica Brasileira (AMB).
  • Atualmente, é preceptor do internato médico da Universidade de Araraquara (UNIARA) e do programa de residência médica em clínica médica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
  • Também atua como médico coordenador assistencialista da enfermaria de clínica médica do Hospital de Ensino e da unidade de urgência e emergência da Santa Casa de Araraquara, além de coordenar o Instituto do Rim Carrascossi, onde oferece a seus pacientes o diferencial da diálise peritoneal (em substituição da hemodiálise).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90